Coordenadoria de Polícia Pacificadora inaugura primeiras UPPs do Complexo do Alemão

Quarta-feira, Abril 18, 2012

(Texto: Leandro Bertholini / Fotos: Alexandre Pestana)

Unidades Fazendinha e Nova Brasília abrangem um total de 16 comunidades com um efetivo total de 660 policiais militares

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) inaugurou na manhã desta quarta-feira (18/04) as duas novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Com um total de 660 policiais militares que irão patrulhar 16 comunidades no entorno das duas novas UPPs, a iniciativa é o pontapé inicial para a instalação de um total de 8 unidades que irão compor o Complexo do Alemão, até o fim de junho.

Ocupado por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) desde 28 de março deste ano, o Complexo do Alemão esteve ocupado pela Força de Pacificação desde novembro de 2010. A solenidade de inauguração contou com a presença de lideranças comunitárias e autoridades entre eles o governador Sérgio Cabral, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho e o coordenador geral das UPPs, coronel Rogério Seabra.

Ao inaugurar as duas primeiras UPPs, o governador ressaltou que o momento era de agradecer a ajuda que recebeu para que a missão tivesse êxito durante o processo de pacificação. “Foi uma ação conjunta e a população já está vendo a mudança. As UPPs não convertem as comunidades em paraísos de uma hora para outra, mas mudam a vida das pessoas. Com segurança, elas passam a ter tranquilidade para viver e garantir o ir e vir de seus filhos. Hoje é uma data histórica de transição. Concluídos os complexos do Alemão e da Penha e a Rocinha, vamos avançar”, disse Cabral.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse estar satisfeito com o ritmo de implantação das unidades nos complexos e em toda a cidade. Ele afirmou que o cronograma, que prevê a pacificação de mais de 40 comunidades até 2014, segue um planejamento em que cada etapa tem um tempo certo para ser executada.
“Muitas vezes, a velocidade que quer se dar não é possível, porque não adianta colocar uma solução por alguns dias, mas soluções que se perenizem. Temos que avançar dentro desse planejamento”, disse Beltrame.

As duas próximas UPPs ficarão na estação do Morro do Adeus, que compreende também as comunidades do entorno do Morro da Baiana e na estação do Morro do Alemão. As 22ª e 23ª UPPs do estado estão programadas pela Secretaria de Segurança (Seseg) para o mês de maio.

“A retomada é permanente e a Polícia na verdade foi mais uma facilitadora nesse processo. Para preservar vidas e liberdades, função principal dos agentes policiais, não vamos medir esforços e por isso estamos muito motivados com a oportunidade de estabelecer a proximidade com essa população”, conclui o coronel Rogério Seabra, coordenador geral das UPPs.

UPPs Fazendinha e Nova Brasília

A UPP Fazendinha, que terá a chefia do capitão Ronaldo Salgado Claudino, 33 anos, tem um efetivo de 320 policiais e a de Nova Brasília, 340 profissionais, sob o comando do capitão Márcio Rodrigues. Os 660 policiais das duas comunidades passarão a interagir no cotidiano de aproximadamente 40 mil moradores desses lugares.

A unidade Fazendinha atenderá também as subcomunidades Relicário, Palmeirinha, Morro das Palmeiras, Vila Matinha, Parque Alvorada e Casinhas. Já a UPP Nova Brasília também será responsável pelo policiamento das localidades Ipê Itararé, Mourão Filho, Largo Gamboa, Cabão, Joaquim de Queiroz, Loteamento, Prédios, Aterro I e Aterro II.

Ficha Técnica:

UPP Fazendinha

Comandante: capitão Ronaldo Salgado

Efetivo: 320 policiais

População Estimada: 15 mil (Fonte: Instituto Pereira Passos – IPP)

Endereço: Rua da Assembléia, em frente ao n° 65 – Estação Palmeiras do Teleférico, Fazendinha, Complexo do Alemão.

Localidades atendidas: Fazendinha, Relicário, Palmeirinha, Morro das Palmeiras, Vila Matinha, Parque Alvorada e Casinhas.

UPP Nova Brasília

Comandante: capitão Marcio Rodrigues

Efetivo: 340 policiais

População Estimada: 25 mil (Fonte: Instituto Pereira Passos – IPP)

Endereço: Estação Itararé do Teleférico, Nova Brasília, Complexo do Alemão

Localidades atendidas: Ipê Itararé, Mourão Filho, Largo Gamboa, Cabão, Joaquim de Queiroz, Loteamento, Prédios, Aterro I e Aterro II.

ASCOM SEGEG.

UPP pelo Mundo

bbc01 pag1

Pesquisas UPP’s