Premier da África do Sul visita UPP Santa Marta e conhece o programa de pacificação de comunidades

Sexta-feira, Abril 13, 2012

(Texto: Leandro Bertholini / Fotos: Alexandre Pestana)

A Unidade de Polícia Pacificadora do Santa Marta (UPP Santa Marta), em Botafogo, recebeu na tarde desta sexta-feira (dia 13) a visita da Premier Hellen Zille da província do Cabo Ocidental, na África do Sul. No Brasil desde segunda-feira (dia 09), onde participou de diversos encontros com líderes regionais, Zille aproveitou a breve passagem pelo Rio para conhecer a primeira UPP instalada no estado e o programa de pacificação de comunidades da Secretaria de Segurança Pública (Seseg).

O comandante da UPP Santa Marta, capitão Márcio Rocha, mostrou as principais atividades desenvolvidas para o patrulhamento da comunidade, como o monitoramento por câmeras e o policiamento de proximidade. O capitão ressaltou ainda os pontos positivos da pacificação como a chegada dos serviços essenciais legalizados – água, luz e TV a cabo – e ainda a formalização do comércio local. A geografia do morro Santa Marta também impressionou a premier e os integrantes da sua comitiva. Com 362 metros de altitude e encostas muito íngremes, o morro também foi o primeiro a receber o elevador do plano inclinado com cinco estações, em um percurso que dura apenas dez minutos.

Para Hellen Zille, o programa de pacificação é um “belo exemplo” de retomada do poder público a uma região que foi dominada por criminosos durante décadas. A representante da África do Sul ressaltou a inteligência do programa e a importância das ações sociais no local. “As UPPs são um valioso passo para a cidadania. Essas famílias foram abandonadas por muitos anos e só a presença policial não é suficiente para construir valores morais, por isso o trabalho e a dignidade são fundamentais nessa reforma”, ressalta Zille.

ASCOM SEGEG.

UPP pelo Mundo

pag1_0 bbc03

Pesquisas UPP’s