UPP Prazeres/Escondidinho comemora aniversário com “Feijoada da Paz”

Quinta-feira, Março 15, 2012

(Texto: Leandro Bertholini / Fotos: Alexandre Pestana)

alexandre-pestana-dsc_8437

A UPP Prazeres/Escondidinho, em Santa Teresa, promoveu no sábado (dia 10) a “Feijoada da Paz”, na quadra do Morro dos Prazeres, ao lado da sede da UPP. O evento comemorou o 1º aniversário da Unidade de Polícia Pacificadora e contou com diversas atrações para as comunidades e seu entorno. No cardápio cultural, shows musicais e de talentos, além de oficinas de artesanato e recreação infantil foram alguns dos destaques da festa, que reuniu cerca de 300 pessoas entre moradores e policiais.

A conscientização sócio-ambiental também teve o seu espaço no evento. Com o objetivo de chamar atenção da comunidade para os problemas do clima e a preservação do meio ambiente, cada participante levou seu próprio prato e talheres para degustar a mais famosa iguaria brasileira. De acordo com a soldado Juliana Garcia, a frente da organização do evento, a medida foi tomada para esclarecer a população, sobretudo as crianças, da produção do lixo e a demora da deterioração de objetos plásticos, prejudiciais ao meio ambiente.

“No aniversário da UPP, resolvemos chamar a atenção do público para a sustentabilidade e a responsabilidade sócio-ambiental, já que inúmeras crianças participam assiduamente das nossas ações de integração. A partir da nossa colônia de férias, no início do ano, as atividades educativas têm ocorrido com freqüência, por isso a escolha do tema”, explica a soldado Juliana.

Para reforçar o coro da sustentabilidade, a Firjan, parceira das UPPs, realizou o projeto Cozinha Brasil, o qual os moradores aprenderam a reaproveitar resíduos de alimentos, a princípio considerados inutilizáveis, para a realização de deliciosos e nutritivos pratos. Cascas de frutas e legumes podem ser aproveitadas na confecção de inúmeras receitas.

Shows musicais e de talentos da comunidade foram os destaques da animação. Uma banda, formada por moradores dos Prazeres, tocou diversos gêneros musicais. Apresentações de dança, Capoeira, Hip Hop e Funk foram as principais atrações do show de talentos. O evento encerrou com a apresentação da bateria da escola de samba Acadêmicos dos Prazeres.

“Um dos maiores êxitos desse programa está justamente na integração com a comunidade. O diálogo, a sensibilidade comunitária e o trabalho integrado entre todas as esferas do poder público são essenciais”, conclui o comandante da UPP Prazeres/Escondidinho, capitão Jeferson Odilon.

ASCOM SEGEG.

Pesquisas UPP’s