Homenagem a policiais emociona a comunidade na celebração do 1º ano da UPP Caroa/Fallet/Fogueteiro

Sexta-feira, Março 9, 2012

(Texto: Leandro Bertholini / Fotos: Alexandre Pestana)

alexandre-pestana-dsc_7710-baixa

Emoção e religiosidade marcaram o ato ecumênico, promovido pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora, em comemoração ao 1º ano da UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro nesta quinta-feira (dia 08). Durante a solenidade, os policiais militares Alexsander de Oliveira e Alessandro Fávaro, feridos em confronto com criminosos em defesa da comunidade em 2011, foram homenageados pelo coordenador-geral das unidades de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra.

O evento contou com aparticipação de autoridades, comandantes de outras UPPs, lideranças comunitárias e representantes da iniciativa privada que apóiam os projetos desenvolvidos no local. Inaugurada em 25 de fevereiro de 2011, com o propósito de recuperação do território e pacificação das três comunidades, a UPP enfrentou a resistência do crime organizado no início da implantação. As atividades para celebrar o primeiro aniversário da unidade, provam que é possível a aproximação harmoniosa entre os moradores e a polícia.

O exemplo disso foi a participação voluntária de 15 adolescentes da comunidade que prestigiaram o evento de hoje. Amanhã (Dia 09) elas participam do baile de debutantes, parte da programação de aniversário. Vestindo camisas estampadas com a logomarca da UPP, as adolescentes fizeram couro pró-pacificação e não esconderam a ansiedade em dançar a valsa com seus respectivos príncipes, todos policiais lotados na UPP.

“Estou muito feliz, pois vou realizar um sonho que tenho desde criança. Vou usar um vestido maravilhoso de princesa, todo de renda, e ainda dançar a valsa com o meu príncipe. Convidei todos os meus amigos e familiares”, contou a adolescente Ilana Gonçalves, moradora do Morro do Fogueteiro, desde que nasceu.

Para dançar a segunda valsa, cinco meninas órfãs dançarão com oficiais da Polícia Militar, entre eles o Coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra e o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho.

“Um dos maiores êxitos desse programa está justamente em reaproximar a sociedade da Polícia através do diálogo, da sensibilidade comunitária e do trabalho integrado entre todas as esferas do poder público. Não podemos esquecer os policiais que lutam em defesa da comunidade e ainda valorizar a realização do sonho dessas adolescentes”, disse o coronel Rogério Seabra.

Na sexta-feira, dia 9 de março, a partir das 11h, a programação continua com um casamento comunitário, no Helênico Atlético Clube, na Rua Itapiru, nº1.305, no Rio Comprido, para 20 casais da comunidade. No sábado (dia 10), será a vez dos campeonatos esportivos. Crianças de todas as comunidades com UPPs participam de torneios de futebol na quadra, que fica ao lado da UPP.

ASCOM SEGEG.

UPP pelo Mundo

pag1 americas_quarterly

Pesquisas UPP’s