Festas natalinas celebram a paz nas UPPs

Terça-feira, Dezembro 20, 2011

Texto: Leandro Bertholini / Fotos: Alexandre Pestana

Evento de Natal surpreendeu moradores de comunidades com a visita de Papai Noel em um Fusca e distribuição de cerca de 20 mil brinquedos

alexandre-pestana-dsc_0199

Pipoca, algodão-doce, cama elástica, pula-pula, brincadeiras com bola, jogo de amarelinha, além das lindas tatuagens infantis, com ilustrações natalinas, fizeram a alegria dos pequenos, moradores das 72 comunidades atendidas pelo programa de pacificação da Seseg. Ansiosos com a chegada do bom velhinho, meninos e meninas cantavam com a ajuda dos animadores os sucessos “Noite Feliz” e “Então é Natal” aplaudindo ao término de cada canção.

A grande surpresa do público, que prestigiou as festas natalinas das UPPs esse ano, foi ver as carinhas curiosas das crianças, ao ver as tradicionais renas voadoras darem lugar a um simpático fusquinha, que era dirigido pela ajudante do Papai Noel para chegar às comunidades pacificadas. No Morro da Formiga, na Tijuca, ao descer do carro o velhinho foi conduzido pelos pequenos até a quadra onde aconteceram as atividades, próximo a sede da UPP.

“Foi difícil segurar a emoção vendo a surpresa dos meus filhos olhando o Papai Noel entrando na comunidade de fusca. O Natal é muito importante para mim e para eles. Tenho que sentar todo o ano e preparar cada cartinha com os pedidos de presentes”, conta Elisângela Cruz, de 35 anos, moradora do Morro da Formiga e mãe de Renato, de 12 anos, João, de 8 e Pedro, de 6.

No Complexo dos Macacos, em Vila Isabel, que engloba os morros do Pau da Bandeira, Parque Vila Isabel e Alto Simão, com aproximadamente 35 mil moradores, a visita do velhinho levou pelo menos 500 crianças a quadra do CIEP Salvador Allende, ao lado da UPP Macacos. Lá, além da programação prevista, mensagens de paz e orientações sobre saúde pública e cidadania foram os destaques.

“Esta integração entre policiais e moradores é fundamental para o policiamento de proximidade. Isso ajuda significativamente o trabalho da Polícia em proteger e assegurar a paz dos Macacos e seu entorno”, ressalta a soldado Driele Rodrigues, que ajudou na organização do evento.

Na manhã de ontem (dia 17) o Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, esteve na UPP Mangueira, onde acompanhou o Natal de Paz da 18ª UPP, inaugurada a pouco mais de um mês. “É um momento de muita alegria que não poderia deixar de acontecer aqui, já que temos tantos projetos sociais na Mangueira - disse o secretário, que visitou outras comunidades pacificadas.

ASCOM SEGEG.

UPP pelo Mundo

bbc01 pag1_4

Pesquisas UPP’s