Oficina de Alinhamento de UPPs gera propostas

Sábado, Setembro 10, 2011

Foto: Rogério Santana

Comandantes e subcomandantes das Unidades de Polícia Pacificadora participaram da Oficina de Alinhamento das UPPS, organizada pela Subsecretaria de Ensino e Programas de Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro durante dois dias (8 e 9/09). Como resultado, na próxima terça-feira  (13), um relatório será apresentado ao secretário  de Segurança José Mariano Beltrame e a partir de então será estabelecido um cronograma de atividades com as propostas levantadas. A oficina teve como objetivo mapear os desafios e motivar os policiais, proporcionando o compartilhamento das experiências. Durante o evento, foram articulados grupos de trabalho com as temáticas formação e capacitação, condições de trabalho, relação comunidade / polícia e gestão. A iniciativa proporcionou discussões para identificar as dificuldades. Os problemas existentes foram apresentados pelos participantes  e também foram feitos encaminhamentos de soluções para superá-los.

Na tarde do encerramento o técnico da  seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, ministrou uma palestra motivacional fazendo um paralelo entre os desafios enfrentados pelos policiais e o treinamento dos atletas.  O secretário José Mariano Beltrame assistiu à palestra e agradeceu a presença do técnico. “Todos nós precisamos ser desafiados. Nossa conquista é mostrada em um sorriso de uma criança, em um agradecimento de um pai a um policial. Nosso grande desafio é lidar com a sensação das pessoas. É promover uma sensação de melhora e tenho convicção que vocês causam isto”, disse o secretário aos participantes da oficina. O secretário entregou ao técnico uma bola de vôlei  autografada por todos os comandantes.

Bernardinho, em sua participação, estimulou a reflexão como exercício cotidiano. “O campeonato é feito de vitórias e derrotas, não podemos é nos acomodar. Preparação é a base da qualificação e o time é a essência do sucesso, que é resultado do esforço coletivo. O líder não só comanda, ele precisa se atualizar permanentemente”, disse. O  Comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, Coronel Robson Rodrigues,  destacou a importância da oficina.  “Nós não devemos sair para nossas operações sem reflexões. O programa das UPPs prevê estas avaliações.  Estamos caminhando”, disse ele. A subsecretária de Ensino da Secretaria de Segurança, Juliana Barroso, esclareceu que as discussões dos grupos de trabalho foram produtivas. “Esta avaliação mostrou-se necessária neste momento em que estamos na metade do programa de implantação das UPPs”, afirmou.

 

ASCOM SEGEG.

UPP pelo Mundo

bbc05 pag1_0

Pesquisas UPP’s