Nova sede da UPP Pavão-Pavãozinho/Cantagalo

Sexta-feira, Setembro 2, 2011

Por Priscilla Piffer

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (02/09), a sede definitiva da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, em Ipanema, zona sul do Rio. O prédio, que funcionará como base administrativa da UPP, possui 900,54m² de área construída e quatro pavimentos além da cobertura e do subsolo. O Capitão da UPP Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, Leonardo Nogueira, não escondeu o sorriso ao ver a reação dos moradores da comunidade após conhecer as salas da nova sede da UPP. “As pessoas nós agradeceram muito e estão empolgadas com o novo espaço onde daremos continuidade a todos os projetos, entre eles a UPP Mirim e a escola de música, que estarão melhor instalados e com toda esta estrutura poderemos também dar início a outros que estávamos planejando e antes não eram viáveis.” disse o capitão.

Localizado na Estrada do Cantagalo, o imóvel foi todo reformado pela Empresa de Obras Públicas (Emop) do Estado. O governador Sérgio Cabral informou que o governo do Estado construiu a sede não só para abrigar os policiais da UPP, mas também para que ali aconteçam atividades esportivas, culturais, de entretenimento e eventos feitos pelos moradores da comunidade. “Este é um presente para a comunidade que se enquadra exatamente no significado da UPP. Não é só a paz em termos de segurança pública, mas a integração e a valorização da comunidade.” acrescentou o governador.

A escolha do espaço ocorreu devido à localização do edifício, que foi considerado pela polícia um ponto estratégico. O coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Robson Rodrigues, destacou os benefícios que a nova sede trará ao trabalho dos policiais. “”A nova sede vai dar autonomia a ação dos policiais que antes, por uma questão logística, ficavam dependentes do apoio administrativo do batalhão. Além disso, as novas instalações abrem mais espaço para o diálogo com a comunidade e para os projetos, dessa forma o policial pode se focar na prevenção, que é o objetivo da polícia de proximidade”. afirmou o coronel.

O edifício era ocupado por famílias de baixa renda que foram transferidas para novos prédios construídos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na reforma para receber a UPP, foram instalados um moderno elevador, sistema de ar condicionado, sistema de aquecimento de água alternativo com coletores de energia solar, equipamentos de rádio monitoramento e câmeras de vigilância, além de um auditório para a realização de cursos e reuniões com a comunidade. Após a inauguração, numa segunda etapa de serviços, será instalado um elevador panorâmico e uma passarela que interligarão o passeio da Estrada do Cantagalo ao primeiro pavimento do prédio.

Os quatro pavimentos receberam reforço estrutural, revestimentos, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos elétricos, hidráulicos e sanitários, impermeabilizações, esquadrias e proteção contra descargas atmosféricas. No prédio há academia de ginástica, espaço para aulas do projeto de dança e atividades musicais, hall para atendimento ao público, sala de rádio monitoramento, depósito, auditório, refeitório, copa, sanitários, além de um auditório para a realização de cursos e reuniões com a comunidade.  As obras da nova sede custaram R$ 2.277.298,81 e os equipamentos e móveis foram doados pela empresa OGX.

ASCOM SEGEG.

UPP pelo Mundo

pag1 pag1_1

Pesquisas UPP’s