O Morro da Providência recebeu sua Unidade de Polícia Pacificadora no dia 26 de abril de 2010. Considerada oficialmente a primeira favela do País, a comunidade de cerca de 5 mil habitantes conta hoje com um efetivo policial de 209 homens, comandados pelo Maj PM Cláudio Cares Soares.
A Providência está localizada no coração da cidade do Rio de Janeiro, bem atrás da Central do Brasil, famosa estação ferroviária que é também interligada ao metrô e servida por várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais, por onde passam mais de 600 mil pessoas todos os dias.
Após as bem-sucedidas ocupações das comunidades da Zona Sul, da Cidade de Deus e do Jardim Batan, na Zona Oeste, a instalação da UPP do Morro da Providência marcou o início da retomada territorial de comunidades na Zona Norte, abrangendo bairros como Tijuca, Rio Comprido, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel e São Cristóvão, entre outros.
Informações básicas:
Inauguração: 26/04/2010.
Comandante: Maj PM Cláudio Cares Soares.
População estimada: 4.889 habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos, com base no Censo 2010 do IBGE).
Endereço: Rua Ebruino Uruguais, 251.
Comunidades atendidas: Morros da Providência, Vila Mimosa, São Diogo, Moreira Pinto, Conjunto Vila Portuária e Pedra Lisa.
Área total das comunidades: 133.644 m².
Bairros: Gamboa, Santo Cristo e Saúde.
Bairros no raio de 2 km²: Tijuca, Maracanã, Caju, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Santa Teresa, Rio Comprido, Estácio, Cidade Nova, Catumbi e Centro.
PCERJ: 4ª DP.
PMERJ: 5º BPM.