A UPP Mangueirinha foi inaugurada em 7 de fevereiro de 2014, tendo sido a 37ª UPP do Estado e a primeira instalada fora da Capital. A unidade substitui a Companhia Destacada de Policiamento (CDP) do Complexo da Mangueirinha, inaugurada em 5 de agosto de 2013.
Após a ocupação da área pela Polícia Militar a prefeitura levou para o Complexo da Mangueirinha vários serviços que a violência impedia de chegar aos moradores como coleta regular de lixo, varrição das ruas, Operação Tapa Buraco e troca de lâmpadas queimadas da iluminação pública.
Comandada pelo 1° Ten PM Guteher Brinker de Mattos, a UPP beneficia cerca de 22 mil pessoas (Fonte: IBGE) de cinco comunidades: Mangueirinha, Pedra do Sapo (ou Morro da Telefônica ou Morro do Sapo), Corte 8, Santuário e Centenário, que somam uma área total 3.800 m².
Informações básicas:
Inauguração: 07/02/2022
Comandante: 1° Ten PM Guteher Brinker de Mattos
Efetivo: 220 policiais militares
População estimada: 21.415 mil moradores (Fonte: IBGE)
Endereço: Rua do Jipe (Beco do Sagitário), S/Nº, alto do Morro da Telefônica, Bairro Centenário
Comunidades atendidas: Mangueirinha, Pedra do Sapo, Corte 8, Santuário e Centenário
Área total: 3.800 m²
Bairros no raio de 2km: Sumaré, Gramacho, Vilar dos Teles, Jardim Metrópole, Jardim Sumaré, Parque Araruama, Venda Velha, Jardim Olavo Bilac, Gláucia, Santa Tereza, Bar Cavalheiros, Periquitos, Vila São José, Parque Fluminense, São Bento, Parque Sarapuí, Parque Duque de Caxias, Jardim 25 de Agosto, Centro, Gramacho, Dr Laureano e Vila São Luis.
PMERJ: 15º (Duque de Caxias)
PCERJ: 59ª DP (Duque de Caxias)