Inaugurada em 3 de novembro de 2011, a Unidade de Polícia Pacificadora da Mangueira atende a mais de 17 mil moradores. O efetivo policial é comandado pela Maj PM Joyce Albuquerque da Rocha Leite e a sede da UPP fica na Avenida Visconde de Niterói, número 1, na Praça da Candelária.
A comunidade surgiu de alguns barracos nas terras do Visconde de Niterói. Posteriormente, foi instalada ali perto uma indústria com o nome de Fábrica de Fernando Fraga, que produzia chapéus e que, em pouco tempo, passou a ser conhecida como “fábrica das mangueiras”, já que a região era uma das principais produtoras da fruta.
O novo nome era tão forte que a Estrada de Ferro Central do Brasil batizou de Mangueira a estação de trem inaugurada ali no local em 1889. Telégrafos, Pindura Saia, Santo Antônio, Chalé, Faria, Buraco Quente, Curva da Cobra, Candelária e outros são pequenos núcleos populacionais que formam o complexo do Morro da Mangueira.
Informações básicas:
Inauguração: 3/11/2021
Comandante: Maj PM Joyce Albuquerque da Rocha Leite
Endereço: Av. Visconde de Niterói, nº 1, Praça Candelária
Localidades atendidas: Mangueira, Morro do Telégrafo, Parque Candelária, Vila Miséria, Bartolomeu Gusmão, Marechal Jardim, Buraco Quente, Minhocão e Parque dos Mineiros
Bairros: São Cristovão, Mangueira e Benfica
População estimada: 17.946 habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos, com base no Censo 2010 do IBGE)
Área total das comunidades: 487.317 m²
Bairros no raio de 2km²: Engenho Novo, Tijuca, Andaraí, Jacaré, Jacarezinho, Sampaio, Vila Isabel, Riachuelo, Manguinhos, Rocha, São Francisco Xavier, Maracanã, Caju, Vasco da Gama e Praça da República
PCERJ: 17ª e 21ª DP
PMERJ: 4º e 22º BPM