Inaugurada no dia 25 de fevereiro de 2011, a Unidade de Polícia Pacificadora dos morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro foi inaugurada com 193 policiais militares responsáveis por mais de 9 mil moradores nas três regiões. O comandante da UPP é o Maj. PM Flávio Alves Cardoso .
O nome Coroa refere-se a um antigo campo de futebol que existia na parte mais alta do morro, ou seja, a “coroa”, em meados dos anos 30. A ocupação do morro começou em 1946. Já a ocupação do Fallet começou em 1931, com as primeiras construções de empregados de uma família tradicional que habitava o morro. Na época, o terreno era usado para a criação de gado. Após um período de enchentes, as famílias que residiam ali se mudaram para outras favelas, enquanto outros moradores chegavam ao local, atraídos pela proximidade com o centro da cidade.
A sede da UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro, na Rua Navarro, além do prédio de dois andares e de uma das mais bonitas vistas do Rio, conta com uma quadra para atividades esportivas dos moradores.
Informações básicas:
Inauguração: 25/02/2021
Comandante: Maj. PM Flávio Alves Cardoso
População estimada: 9.013 habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos, com base no Censo 2010 do IBGE)
Endereço: Rua Fallet, 259
Localidades atendidas: Morro da Coroa, Morro do Fallet, Fogueteiro, Vila Santa Bárbara, Luiz Marcelino, Eliseu Visconti, Unidos de Santa Teresa, Vila Pereira da Silva e Amigos do Vale
Área total das comunidades: 246.546 m²
Bairros: Rio Comprido
Bairros no raio de 2 km²: Rio Comprido e Santa Teresa
PCERJ: 6ª e 7ª DP
PMERJ: 5º BPM