Inaugurada dia 30 de maio de 2012, a Unidade de Polícia Pacificadora do Alemão foi a quarta unidade instalada no Complexo. Ela atende à comunidade do Alemão, com mais de 15 mil moradores, se estendendo até a Pedra do Sapo, que sempre foi considerada ponto crítico pelo comércio intensivo de drogas. A UPP Alemão fica situada próxima aos bairros de Olaria, Higienópolis e Ramos.
O Cap PM Alexandre Lima Ramos é o responsável por garantir a segurança a cerca de 15 mil habitantes das duas localidades. O ponto escolhido como sede provisória da UPP do Alemão e da Pedra do Sapo é o Largo da Canitar.
A retomada do Complexo do Alemão pelas forças de segurança aconteceu no fim de novembro de 2010 e representa um marco para a Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Esta foi a maior ofensiva contra o tráfico de drogas e contou com uma tropa de 2,7 mil homens, sendo 1,2 mil policiais militares, 400 policiais civis, 300 policiais federais e 800 militares do Exército. Uma união de forças estadual e federal inédita no país.
Informações básicas:
Inauguração: 30/05/2012.
Comandante: Cap PM Alexandre Lima Ramos.
Efetivo: 320 policiais.
População estimada: 15.094 habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos, com base no Censo 2010).
Endereço: Largo da Canitar, que fica na Rua Canitar, 710.
Bairro: Bonsucesso.
Localidades atendidas: Morro do Alemão, Pedra do Sapo, Morro da Esperança, Armando Sodré e Areal.
Área total das comunidades: 531.564 m².
Bairros no raio de 2 km²: Higienópolis, Olaria e Ramos.
PCERJ: 22ª DP.
PMERJ: 16º BPM.