Nesta 6ª feira (30/9), às 14 horas, profissionais de segurança que se dedicaram exaustivamente ao processo de pacificação das comunidades do Rio de Janeiro terão seu trabalho reconhecido em cerimônia de entrega da Medalha Flávio Duarte, criada pelo Instituto Mudando o Final. Esta é a segunda edição do Prêmio que também homenageia membros da sociedade civil que contribuem com o trabalho das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). O evento acontecerá no Teatro do Espaço Cultural Escola SESC, em Jacarepaguá.
Entre os agraciados deste ano estão o Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança, Roberto Sá; o Chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso; o Delegado Titular da Delegacia de Combate as Drogas (DECOD), Felipe Cury; o subchefe Operacional do Estado-Maior Geral da Polícia Militar, Cel. Luiz Henrique Marinho Pires; o Coordenador de Operações Especiais (COE), Cel. René Alonso, e o Comandante do Batalhão de Ações com Cães (BAC), Cel. Marcelo Nogueira.
Policiais que atuaram nas UPPs e que realizaram trabalhos muito importantes no ano de 2015 serão homenageados, entre eles: o comandante da UPP Nova Brasília, Major Leonardo Zuma e o comandante da UPP Pavão/Pavãozinho, Capitão Vinicius Apolinário.