Texto: Sávio Resende
Em ação conjunta entre a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Providência e a Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, 50 estudantes do 9º ano acompanhados de professores e policiais que atuam no policiamento de proximidade tiveram um dia letivo descontraído. Na tarde desta terça-feira, 04, todos conheceram o AquaRio, localizado no Boulevard Olímpico, Zona Portuária do Rio.
De acordo com a responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD nas escolas da comunidade, cabo Carolina Nascimento, as ações de proximidade com as Instituições de Ensino visam a integração, prevenção as drogas e a violência na sala de aula. Ela destacou, também, que o passeio compreende uma série de ações programadas, ao longo dos próximos meses.
.jpg)
Na avaliação do diretor da escola, Niverton Antunes, a ação conjunta reforça e estreita laços entre a comunidade, em especial a de idade escolar, com os policiais da Unidade. Para ele, a convivência mais próxima e amistosa vivenciada no passeio propiciou aos estudantes dividir agradáveis momentos com os policiais.
- Ver o policial desta forma, trás confiança e admiração a estes jovens, que recebem em sua escola aulas também sobre valores humanos numa disciplina chamada Projeto de Vida. Eles também discutem temas diversos e exercitam na prática uma convivência saudável com todos, comentou o diretor.
Os projetos de prevenção da Unidade contam com o patrocínio da Concessionária Porto Novo, VLT- Rio, LBV e apoio do CRAS Dodô da Portela, Rádio Brasil, SESI Cinelândia, Associação de Moradores, Viação São Silvestre e empresariado local.