Priscila Marotti
O clima era de comemoração, glamour e alegria, não só pelo aniversário de um ano da UPP da Mangueira, no dia 8 de novembro, mas pela festa organizada para meninas da comunidade, que foram transformadas em princesas por um dia. Para celebrar o primeiro aniversário da unidade, policiais realizaram um baile de debutantes para 15 jovens do morro que, entre vestidos de gala, tiaras, luvas e muito brilho, comemoraram, na verdade, a nova realidade vivida na comunidade.
O dia começou cedo, quando vans da UPP levaram as debutantes para o salão Werner Coiffeur, na Cidade Nova – responsável pelos penteados e a maquiagem de cada uma das meninas. Os dois últimos andares do salão foram tomados pelas debutantes, seus vestidos, anáguas e enfeites.
“É uma mistura de ansiedade e felicidade. Toda vez que me olho no espelho, toda arrumada, e lembro que ganhei essa festa, meus olhos começam a lacrimejar. Acho que ainda não acredito que estou tendo o dia dos meus sonhos”, contou a debutante Tatiany Devany, que não tirava o olho do espelho e do vestido verde – um dos 15 cedidos pela loja Edilamar Noivas – que escolheu para seu dia de princesa.
A grande surpresa do dia, porém, ficou por conta de duas limousines – uma branca e outra rosa – que buscaram as meninas no salão e passearam pela cidade, com direito a escolta de viaturas da UPP, parada para sessão de fotos no Aterro do Flamengo, teto aberto e bandeira hasteada com a inscrição “PAZ”.
“Estou achando tudo emocionante. Estar aqui com as minhas amigas de infância, que sempre sonharam comigo com um dia como esse, não tem preço. É um sonho se tornando realidade mesmo”, dizia a jovem Thaynara da Costa, que fez questão de andar no teto aberto da limousine, segurando a tiara com uma mão e acenando para quem passava pelas ruas com a outra.
A chegada à quadra da Escola de Samba da Mangueira, onde o baile foi realizado, marcou a grande festa da comunidade. O clima digno de “entrega do Oscar” movimentou centenas de moradores da Mangueira, entre pais e outros convidados, que esperavam pelas “celebridades” na porta da quadra.
Para a soldado da UPP Camila Ferreira, de 28 anos – uma das responsáveis pelo evento – a comemoração se tratava da realização de um sonho não só das meninas, mas da polícia, que também comemorava uma nova fase. “A gente fica realizado com esse trabalho, vendo a transformação que ele proporciona. Essas meninas já são minhas filhas. Hoje, a UPP completa um ano. E eu espero completar meus 30 anos na UPP”, disse a policial, que fez questão de andar de limousine com as debutantes.
Já dentro da quadra, duas filas de policiais fardados formavam um corredor pelo qual cada debutante passava quando era anunciado seu nome. A presença dos príncipes foi mais uma surpresa. Além da já tradicional dança com policiais da UPP escolhidos pelas próprias debutantes, a festa contou com alguns convidados famosos, como o ex-BBB Yuri e o cantor de funk MC Sapão.