Texto e fotos: Alfredo Mergulhão
Os atletas ingleses foram recepcionados por uma apresentação de capoeira. E eles entraram na roda. O mais animado era Sturrige, que joga no Liverpool. O atacante ensaiou golpes, saltos e sambou com os garotos da comunidade. Welbeck, do Manchester United, também se arriscou ao som do berimbau e do pandeiro e mostrou desenvoltura.
Quem chamou a atenção dos ingleses foi o pequeno Luan Leonel, de 6 anos. O caçula da turma de capoeira fez sucesso com os jogadores da Inglaterra, ao mostrar habilidade nos golpes e conseguir ficar de ponta cabeça. Mas nem isso foi capaz de fazer com que o meio-campo Lallana gingasse na roda. “Ele ficou só batendo palmas”, lamentou o menino.
Marcel de Souza Sobrinho Costa, o professor Cabrito, na capoeira, afirmou que a presença dos jogadores da Inglaterra serve para os jovens perceberem podem ingressar por um “caminho bacana”. “Foi um privilégio para a gente. Há um tempo essa visita não seria possível”, disse.
Na sequência, os jogadores trocaram passes com os alunos da escolinha de futebol do lateral-direito Léo Moura, do Flamengo, que funciona no Complexo Esportivo da Rocinha. O bate bola durou pouco, pois os atletas ficaram a maior parte do tempo cercados pelas crianças. Eles foram atenciosos e distribuíram autógrafos, tiraram fotos e ainda filmaram o encontro com os próprios celulares.
O time inglês distribuiu kits com chuteiras, calções e camisas para os meninos do projeto. Diretor técnico da Seleção da Inglaterra, sir Trevor Brooking aproveitou para anunciar a doação de “uma quantia de cinco dígitos, em libras”, para financiar as atividades desenvolvidas no Complexo Esportivo da Rocinha.
“Muito orgulhoso que nossa England Footballers Foundation está apoiando o Complexo Esportivo da Rocinha”, disse Wilshere. “Condições ruins, mas as crianças estão felizes. Incrível ver seus rostos quando nós aparecemos”, completou o jogador.
Jogador da Seleção da Inglaterra na Copa do Mundo de 1982, Brooking entregou uma placa de agradecimento ao Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Manoel Gonçalves Filho. Ele também homenageou o coordenador do complexo esportivo, Gustavo de Carvalho, com uma camisa autografada pelo time inglês.
Relações-públicas da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha, o Soldado Bruno Athanásio ressaltou que a visita dos jogadores ingleses exerce uma influência positiva nas crianças. “Eles percebem que podem seguir pelo caminho do bem e vencer na vida por meio do esporte”, disse.