A maior comunidade pacificada do Rio de Janeiro, a Rocinha, foi cenário, na manhã de ontem, da segunda edição da corrida Rocinha de Braços Abertos. Cerca de duas mil pessoas participaram da competição, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer e organizada pelo Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (Bope) em parceria com a empresa X3M Sport Business.
O evento teve competições em circuitos de 10km e 5km e ainda contou com uma minicorrida, voltada para atletas mirins até 12 anos. Os percursos das provas dos adultos foram realizados entre ladeiras e ruas da comunidade, passando até por trilhas do Parque Ecológico da Rocinha.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, foi um dos participantes da prova de 5km, ao lado da esposa, a professora Rita de Cássia Paes.
– Esse evento prova que a Rocinha está integrada à sociedade e, se antes a comunidade estava sob o império do tráfico, hoje está pronta para receber formalidades, eventos e pessoas. Hoje a liberdade na Rocinha está garantida, sobretudo o serviço público – afirmou o secretário.
O primeiro colocado na competição dos 10km, Manoel Raimundo da Silva, de 33 anos, disse que a realização do evento é uma forma de estimular a prática de corrida entre os moradores.
– É uma prova muito legal e com trechos desafiadores. Inspiradas pelo evento, as pessoas vão poder fazer treinamentos de corrida pelas ruas da comunidade e se preparar para a próxima corrida Rocinha de Braços
Abertos” Praticar esportes é muito importante e uma iniciativa como essa, estimula ainda mais futuros atletas – explicou o morador de São Gonçalo, que já havia participado da primeira edição do evento, em 2012 e, neste ano, completou o percurso de 10 km em 44 minutos.
Fotografia e grafite também fazem parte da iniciativa
Além das corridas, o projeto ofereceu uma série de atividades para levar entretenimento e cultura para os habitantes da Rocinha, incluindo concursos de fotografia e grafite. Os moradores selecionados para trabalhar nos diversos setores do evento (atendimento a atletas, suporte de percurso,coordenação de pós-prova, entre outros) receberam treinamento de capacitação profissional.