A Rocinha vai ganhar mais uma escolinha de futebol. O anuncia foi feito pelo Secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni, e o Vice-Governador e Coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão. O novo espaço terá como objetivo incentivar a prática do esporte e levar saúde e qualidade de vida para os moradores da comunidade.
Desta vez o padrinho do projeto será o lateral esquerdo e craque do Flamengo, André Santos, que, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, atenderá, em breve, mais de 200 jovens da comunidade. O anúncio foi feito durante a inauguração das três novas quadras poliesportivas reformadas pelo Projeto Travessia e entregues aos moradores da Rocinha, na manhã deste domingo, 23 de março.
O Secretário André Lazaroni falou sobre a iniciativa. “É uma satisfação anunciar que a garotada também poderá ter aqui nesse campo uma escolinha do André Santos para poderem aprender o futebol, praticar e se inspirar. O André Santos é um amigo da Rocinha, um craque e parceiro dessas crianças. É muito bom saber que pessoas do bem estão nos ajudando a dar um futuro melhor para essas crianças”, disse o Secretário.
“Esse tipo de ação é muito legal. Daqui podem sair craques e isso é muito gratificante. Mas eu espero poder ver com essa iniciativa todas essas crianças tendo mais diversão, saúde e educação. Que esses garotos nunca deixem de lado os estudos e os seus sonhos, porque assim se tornaram grandes pessoas”, concluiu André Santos, que levou seus companheiros de Flamengo, o zagueiro Samir e o atacante Everton, para participarem do evento.
O Projeto Travessia reformou as regiões conhecidas como Cachopa, Terreirão da Rua 1 e Rua 2, que sofreram melhorias na parte estrutural, passando pela colocação de novos pisos com pintura especial e demarcações, instalação de alambrados, fornecimento de balizas de futebol, tabelas, estrutura e redes de basquete, recuperação de vestiários, nova iluminação com refletores de LED (eficientes, econômicas e duráveis), tratamento de ferragem, revisão do sistema elétrico e montagem de uma academia de ginástica.
A garotada está ganhando um campo todo novo, de última geração, com alambrado novo, grama nova, iluminação, enfim tudo pensando no bem estar da comunidade. São jovens, adultos e crianças que estão tendo mais qualidade de vida e novas oportunidades - comentou o secretário André Lazaroni sobre os novos equipamentos trazidos pelo projeto Travessia.
A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, é parceira da Light na elaboração do Projeto Travessia, que investirá R$ 16,4 milhões em obras de recuperação, recapeamento e construção de instalações esportivas em 13 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. O Instituto Pereira Passos (IPP) também é parceiro do projeto, que ainda conta com financiamento do BNDES e vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas.
“Hoje é um dia muito importante. Desde o início do Governo nós entramos aqui com o PAC. Poucos lugares têm uma quadra poliesportiva como essa. Meu sonho é multiplicar isso por outras comunidades. Temos grandes atletas participando de projetos para trazer cidadania e dignidade aos moradores. Que eles saibam zelar por isso, pois é fruto de muito trabalho, dedicação e carinho pela rocinha - disse Luiz Fernando Pezão, vice-governador e coordenador de Infraestrutura.
Só na Rocinha, foram seis espaços atendidos que receberam quadras poliesportivas através do Projeto Travessia (Laboriaux, Roupa Suja, Cachopa, Rua 1 e Rua 2) , um campo de grama sintética (Vila Verde) e academia de ginástica (Cachopa). Ao todo, 20% da mão de obra foi formada por moradores do local. As áreas beneficiadas pelo projeto são o Complexo Alemão (Fazendinha, Arará, Pedra do Sapo), Andaraí, Fumacê, Coroa, Madureira, Mangueira, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Rocinha, São Carlos, Tabajaras, Tuiuti e Turano, além da instalação de um complexo esportivo multiuso sob o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira.