O Governo do Estado realiza obras para a melhoria de praças e espaços destinados a prática esportiva em 14 comunidades pacificadas. As obras começaram nesta segunda-feira, 14 de outubro, na Rocinha, e a próxima região a ser beneficiada será o Batan. Por meio de uma parceria com a Light, o projeto Travessia prevê, além da recuperação destes locais, a instalação de Bike Parks e academiais de ginástica em algumas comunidades.
O primeiro ponto a receber as obras de recuperação é a Quadra da Roupa Suja, na Rocinha, na Zona Sul do Rio. Lá, outros cincos pontos também serão contemplados: Terreirão da Rua 1, Vila Verde, Quadra da Cachopa, Quadra do Laboriaux e Terreirão da Rua 2. Essas obras devem estar concluídas até dezembro.
“Procuramos a Light, pois sabíamos que a empresa seria uma grande parceira. A Light afirmou ter uma verba do BNDES que poderia ser aplicada como contrapartida e, nisso, a gente construiu, a cinco mãos, junto com a Prefeitura, com o Estado e com a iniciativa privada essa grande engenharia em prol das comunidades que vão receber estes espaços reformados”, explicou o Secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni.
Durante a cerimônia de inauguração das obras, uma apresentação de capoeira ilustrou a forma de aproveitamento desses espaços. A Quadra da Roupa Suja, onde acontecem as aulas, receberá uma nova pintura no chão, mas a maior atração será a cobertura, que permitirá que atividades aconteçam mesmo em dias chuvosos. Paulo Bicalho, representante da Light, destacou que as intervenções tornam-se um marco para as comunidades.
“Essas ações são um símbolo de uma mudança, uma nova era no Rio de Janeiro. É uma forma de mudar a cultura destes locais. Nada melhor do que o esporte para trazer essa mudança, pois ele também traz consigo valores. As quadras são espaços de convivência dos moradores, o que possibilita um envolvimento de toda a comunidade”, afirmou Bicalho.
Os vizinhos da Rua 2, Igor Fernando, de 11, anos e Kauê Melo, de 10, aproveitavam a folga em virtude do feriado escolar do Dia do Professor e ficaram animados com a nova quadra onde irão jogar bola em breve.
“Gosto muito de vir para cá e jogar bola. Vai ficar mais bonito aqui”, disse Igor. “Eu vou vir mais vezes e fazer mais gols”, afirmou Kauê.
Comunidades
As demais comunidades: Complexo do Alemão, São Carlos, Mineira, Morro do Tuiuti, Mangueira, Coroa, São João, Tabajaras, Cabritos, Andaraí/Cemasi, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, também deverão ter as obras iniciadas nas próximas semanas. O cronograma prevê que, até fevereiro de 2014, todas as intervenções estejam concluídas e os espaços, em pleno funcionamento.
O Projeto Travessia também dará apoio a outras iniciativas esportivas já existentes nas comunidades, tais como o Espaço Nobre Arte e o Favela Surf Clube, ambos no Pavão-Pavãozinho, e o organizado pela ONG Central Única das Favelas (Cufa) debaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. A iniciativa conta também com a parceria do Instituto Pereira Passos (IPP), da Secretaria de Conservação da Prefeitura do Rio e da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da ONU Habitat-programa para Assentamentos Humanos.