O fim de semana foi de muita diversão e também cidadania e conhecimento no Complexo Esportivo da Rocinha. A comunidade recebeu o evento “Base de Ação Social e Educativa – Base S”, organizado pelo Sistema Fecomércio RJ para promover inclusão social e capacitação profissional. O RioSolidario participou da ação com atendimento a jovens e pessoas com deficiência. A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, e os secretários estaduais de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, e de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, marcaram presença na abertura.
"Sempre falo que o poder público sozinho não vai vencer as demandas e mazelas que essa sociedade precisa enfrentar com dignidade. Para superar, é necessário dar as mãos, juntar os poderes públicos e todos os parceiros, como estamos fazendo aqui", afirmou a primeira-dama, ao agradecer a iniciativa da Fecomércio.
Na programação do evento estavam palestras sobre mercado de trabalho digital e profissões da internet, além de oficinas e de workshops de aprendizagem do Sesc Rio e do Senac RJ. A ação ainda seguirá para oito regiões fluminenses nos próximos meses.
"Essa nossa ação de responsabilidade social começa a sua jornada aqui pelo estado na Rocinha, depois segue para Angra dos Reis e vai até dezembro. É o início de uma caminhada cada vez maior de aproximação com as comunidades para que possamos oferecer mais serviço para a nossa população", explicou Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
O espaço do RioSolidario ofereceu inscrição para jovens entre 14 e 29 anos no Banco de Talentos, como parte do programa Futuro Agora. O objetivo é encaminhá-los para oportunidades de emprego, por meio de programas como o Jovem Aprendiz, e cursos de qualificação profissional. A instituição possui parceria com empresas como Nova Cedae, MetrôRio, Escola Carvalho Hosken de Hotelaria, entre outras.
Moradora da Rocinha, Alicia Alves, de 17 anos, preencheu o cadastro do Banco de Jovens e aproveitou para tirar dúvidas sobre o programa. Cursando o último ano do Ensino Médio, ela contou que tem vontade de participar do Jovem Aprendiz.
"Acho que fazer parte do programa vai me trazer mais conhecimento. Quero fazer faculdade de Letras e também tenho interesse em trabalhar no setor hoteleiro", disse a jovem.
O RioSolidario também realizou cadastros no Mapa da Pessoa com Deficiência, banco de dados elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Sebrae RJ, que tem como objetivo ajudar na formatação de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência no estado do Rio de Janeiro.
Combate ao Aedes aegypti
O Base S contou ainda com mais de 20 oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e cerca de 40 atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças. A Secretaria de Estado de Saúde também realizou uma mobilização de conscientização social no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Cerca de 70 promotores identificados por camisas da campanha atuaram em alguns pontos estratégicos da comunidade.
"Queremos envolver a população para que, uma vez por semana, tire 10 minutos para verificar todas as instalações da sua residência e do seu comércio. Esse mosquito é domiciliar e, por mais que os governos façam a sua parte, nós precisamos da população", ressaltou o secretário Luiz Antônio.