O governo do Japão, país-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, doará 80 tatames e 100 quimonos de judô a alunos dos projetos de artes marciais das comunidades que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), 11º BPM (Nova Friburgo), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE). A entrega será nesse domingo, dia 6, às 10h, na base da UPP Fazendinha, no Complexo do Alemão, na Zona Norte. Além da Fazendinha, as comunidades da Providência e Macacos também serão beneficiadas com os materiais.
A Federação Japonesa de Judô, com o apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, será a responsável pela entrega na comunidade do Complexo do Alemão. Está prevista a presença da delegação japonesa de Judô, que fará uma apresentação no local. O medalhista de ouro do Japão nas Olimpíadas de Sidney em 2000 e atual técnico da seleção japonesa, Kosei Inoue, confirmou presença no evento. Ele ganhou o World Judo Championship por três anos consecutivos, a partir de 1999. No dia, será promovida, ainda, uma oficina de Judô.
A ação faz parte do projeto “Sport for Tomorrow”, uma contribuição internacional do governo do Japão para promover a cooperação e o intercâmbio entre países, via esporte. O programa, lançado em 2014, incentiva a prática de esportes para cerca de 10 milhões de pessoas em mais de cem nações ao redor do mundo. O objetivo é desenvolver uma série de princípios ou valores que podem ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade. No conjunto de ações, o governo japonês envia técnicos e equipamentos, na tentativa de ajudar a enriquecer o desenvolvimento esportivo em determinadas localidades.