Isabella Salomão
O Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, recebeu neste sábado, dia 31, a segunda edição do “Mesa Ao Vivo”, evento gastronômico que tem o objetivo de unir a cidade através da culinária, em um movimento pela “gastronomia social”, oferecendo aulas e degustações especiais. Com o tema “Cozinha Bossa Nova – Um jeito genuinamente brasileiro de cozinhar”, o projeto formou cerca de 90 jovens de comunidades, em um curso de três meses, baseado em técnicas de culinária.
O projeto capacitou moradores da comunidade para trabalhar em cozinha, além de servir como incentivo para novos estabelecimentos a serem formados dentro do Complexo do Alemão, que se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade após a pacificação e a implantação do Teleférico, em 2011.
Para Andreza Campos, uma das formadas, o projeto a incentivou a trabalhar na área gastronômica. “Amei o curso, foi maravilhoso. Aprendemos a fazer todos os tipos de comida. Pretendo agora trabalhar no que eu gosto, que é a gastronomia e me tornar uma chef de cozinha”, afirmou, animada com a formatura.
A festa gastronômica e de formatura do curso aconteceu na estação teleférico, das 11h30 às 20h30. Restaurantes e bares conceituados estiveram lado a lado com empreendedores da comunidade oferecendo festival de pratos emblemáticos a preços populares (no máximo, R$ 10), preparados por alguns dos maiores nomes da gastronomia brasileira e empreendedores da comunidade.
Rosana Batista vende quentinhas e serve refeições no bar que funciona em sua própria casa. Ela trabalha com a filha e o marido, e sonham em ter um restaurante e poder receber muitas pessoas. Para ela, ter participado do curso ajudou a aprimorar as técnicas de Cozinha em seu negócio.
De acordo com Amanda Freire, coordenadora de Marketing da Revista Prazeres da Mesa, um dos objetivos do curso é a capacitação de jovens carentes. “Resolvemos levar esse evento em vários estados. Esta é a segunda edição do Mesa ao Vivo no Rio. Os alunos fazem aulas de cozinha com grandes chefs que trazem as maiores tendências da gastronomia.”
No encerramento do evento, todos curtiram a apresentação da “Bateria da Imperatriz” e do grupo de samba “Diferença”. O projeto foi realizado pela revista Prazeres da Mesa, em parceria com a universidade e a Associação Gastromotiva, além do apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).