Texto: Sávio Resende
De acordo com a relações públicas da Unidade, soldado Eliane Santos, o projeto é gratuito e realizado na quadra da escola de samba Império da Tijuca, localizada dentro da própria comunidade. Segundo a policial, as aulas são ministradas pelo cabo Adriano Cruz e soldado Uaderson Silva com instrumentos musicais próprios e doados por parceiros.
Conforme explica o soldado Adriano, o projeto contempla aulas práticas em violão, teclado e flauta doce. Ele destacou ainda o ensino da teoria musical, leituras de partitura, harmonia e prática instrumental.
Presente no local, e anfitrião do evento, o comandante da UPP Formiga, tenente Paulo Dutra Berbat Filho, comentou que a ação bem sucedida vem motivando a elaboração de outras ações de proximidade para reforçar ações em andamento na Unidade. Segundo o oficial, o projeto é de vital importância no processo de pacificação local, uma vez que possui grande aceitação dos moradores e legitima a presença da UPP na região.
Ao final do evento, a apresentação transformou o local numa grande festa para celebração da música popular brasileira sob o olhar fascinado dos turistas, além de muitas fotos e elogios.
O evento contou com o apoio da Auto Viação Tijuca, Trem do Corcovado e reitoria do Santuário do Cristo Redentor.