Flávia Tenente
Emblemática, por ser a primeira Unidade de Polícia Pacificadora instalada no estado do Rio de Janeiro, a UPP Santa Marta recebeu neste sábado (15/11) a visita de uma comitiva mexicana formada pela prefeita da cidade de Toluca, Martha Hilda González Calderón; pela cônsul do México no Rio de Janeiro, María Cristina de la Garza Sandoval e membros de suas equipes.
Interessados em conhecer a experiência da pacificação, eles queriam ver na prática o trabalho da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e sua integração com a sociedade. Ao lado do subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Spadale, e do comandante da UPP, capitão Márcio Rocha, a delegação visitou o mirante localizado na famosa laje do Michael Jackson e passeou no teleférico do Plano Inclinado.

“A nossa intenção é mostrar as experiências vividas aqui e os benefícios que o projeto traz para os moradores e para a sociedade como um todo. Apresentamos informações detalhadas sobre a comunidade, que é um modelo a ser seguido. O atual presidente do México, Enrique Peña Nieto, que também já foi prefeito de Toluca, é muito próximo da prefeita Martha. Logo, a nossa expectativa é de que o modelo de pacificação do Rio de Janeiro possa ser usado satisfatoriamente, não apenas em Toluca, mas em todo México”, disse o capitão.
Presenteados com um livro que conta a história das UPPs, eles também assistiram à uma palestra ministrada em conjunto pelo comandante e pelo subsecretário, que falou sobre o interesse de diversos países no nosso modelo de polícia de proximidade.
“A PM do Rio já celebrou um acordo com a Polícia Nacional do Haiti, quando o primeiro ministro esteve aqui, no Complexo do Alemão. Esta é uma troca que está andando bem. Agora nós estamos desenvolvendo um cooperação trilateral: Brasil - Estado Unidos - El Salvador, em que nós preparamos materiais aprofundados sobre a questão da segurança e também sobre as medidas de transformação e inclusão social. A expectativa é de que essa visita possa levar a uma cooperação nestes moldes com o México”, revelou Spadale.

Satisfeita com o que viu na comunidade, a prefeita de Toluca afirmou que estuda adotar ações similares na cidade mexicana. “Ficamos muito admirados com o exemplo do Santa Marta e das UPPs, que estão se desenvolvendo porque os policiais não são vistos apenas como policiais, são vistos como parte de uma comunidade. A troca de experiências que estamos fazendo hoje com o Rio de Janeiro é muito importante, pressupondo que para nós este conceito é um exemplo. Ao voltar para o México, veremos que elementos podem ser adotados. Nos interessa muito a possibilidade de implantar uma UPP no Estado do México, na cidade de Toluca”, finalizou Martha.