De acordo com a Assessora de Projetos de Proximidade das UPPs, major Bianca Neves, a PAMESP Escolar é uma forma de policiamento que visa garantir a segurança das unidades escolares e vizinhança. Segundo a oficial, nas UPPs esse trabalho vai além do trabalho de policiamento ostensivo.
“O policial é figura presente nas escolas e creches. Ele possibilita a aproximação da Polícia Militar com a sociedade proporcionando oportunidades de cultura, lazer e entretenimento a milhares de crianças e adolescentes”, afirmou Bianca.
Na avaliação do tutor do curso na disciplina Articulação Comunitária, soldado Sávio Resende, da UPP Providência, a iniciativa é de grande importância e relevância para o trabalho policial. Ele destacou que a atuação dos policiais em escolas não é recente, mas atualmente encontra-se em evidência.
“Qualificação é importante em qualquer profissão. No entanto, na polícia militar ser oferecido um serviço diferenciado e de qualidade junto aos estudantes permite colaborar com a formação de cidadãos comprometidos com uma sociedade melhor”, acredita Sávio.
Participaram do curso policiais militares das UPPs Santa Marta, Andaraí, Tabajaras, Vidigal, Prazeres, Cerro Corá, Salgueiro, Mangueira, Adeus Baiana, Manguinhos, Batan, Lins, Camarista, São Carlos, Pavão, Mangueirinha, Rocinha, Macacos, Caju, Fazendinha, Nova Brasília, Barreira do Vasco, Chatuba, Vila Kennedy, Fé e Sereno, Cidade de Deus, Formiga, Arará Mandela, Borel e Babilônia.