Flávia Tenente e Soraya Batista
Em mais uma iniciativa pioneira, o Instituto Mudando o Final levou policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) para conhecer de perto o trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
“Já pensava na hipótese de promover um intercâmbio entre policias de diferentes estados há algum tempo. Agora que conseguimos dar o pontapé inicial, a ideia é fazer desta uma programação constante no Instituto”, afirmou a presidente do Instituto Mudando o Final, Ludmilla Rocha.
Além da visita a unidades como a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o Comando de Policiamento de Choque, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e a Base Comunitária de Segurança do Imirim, o Centro de Comunicação Social da PMESP também desenvolveu um City Tour com os PMs do Rio, que puderam conhecer os monumentos e parques históricos de São Paulo.
O cabo Wesley Santos, da UPP Vila Cruzeiro, falou sobre algumas ideias trazidas dos co-irmãos que acredita poder serem adotadas no policiamento carioca.
Já o soldado Leandro Ramos, que trabalha na UPP Alemão, ressaltou o carinho com que foram recebidos pelos paulistas.
"Todos nos receberam muito bem, com uma dedicação enorme. Fomos muito elogiados e eles demonstraram uma admiração muito grande pelo nosso trabalho. Foi uma experiência cativante”, contou o soldado Ramos.
A PMESP possui um hotel de trânsito, onde hospedou os visitantes da PMERJ e deixou um ônibus à disposição do grupo.
Para conferir a galeria de fotos clique aqui.