A ouvidoria itinerante Paz com Voz, das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), chegou à Rocinha nesta segunda-feira, 19 de maio. Uma van equipada com computadores e uma sala de atendimento está à disposição dos moradores da comunidade até sexta-feira, 23 de maio. Trata-se de um canal para interlocução entre polícia e comunidade, que fortalece a política de aproximação das forças de segurança com a sociedade.
Os moradores da Rocinha podem utilizar a ouvidoria das 9h às 17h. Na van eles podem dar e receber informações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias. O veículo está estacionado na Estrada Lagoa—Barra, embaixo da passarela, do lado da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha.
Responsável pela ouvidoria, a Tenente Tatiana Lima afirma que o serviço itinerante facilita o acesso de toda população. Ela ressalta que é garantido sigilo absoluto a respeito do que for tratado na ouvidoria pelos moradores das comunidades. Antes de chegar à Rocinha, a van passou pela Vila Kennedy e pela Mangueira.
A ouvidoria também está ao dispor dos moradores presencialmente, na sede do Centro de Polícia Pacificadora, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, ou por meio do telefone 2334-7599; pela internet, no site http://www.ouvidoriaupp.com.br/; e pelo [email protected]