O coronel Figueredo tem 48 anos de idade, 28 deles dedicados à Polícia Militar. Com especializações em Comunicação Social e Educação Física, o novo coordenador também concluiu o Curso Superior de Polícia Integrada e possui MBA em Gestão de Segurança Pública. Dentre suas condecorações está a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembléia Legislativa a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. O oficial já atuou como Ajudante de Ordens e Secretário do Comandante Geral (2007 e 2008), chefe da Seção Administrativa do Gabinete do Comandante Geral (2008), corregedor-chefe da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária (2009) e comandante do 37º BPM (Resende) em 2011. O coronel também já integrou o projeto da Pacificação, atuando como coordenador de Inteligência (2012) e Operacional (2013) das UPPs. Em 2014, assumiu o comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e no mesmo ano seguiu para comandar 18º BPM (Jacarepaguá), onde permaneceu até então.

Em tempo: Com a saída do coronel Figueredo, o 18ºBPM (Jacarepaguá) será comandado interinamente pelo Tenente Coronel Marcelo Bernardo, que ocupava o posto de subcomandante da unidade.
Para denúncias, elogios, críticas e sugestões ligue para a Ouvidoria Paz com Voz. O serviço funciona diariamente pelo telefone (21) 2334-7599, por meio do site http://ouvidoriaupp.com.br/ e na sede da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), situada na Avenida Itaoca, nº 1.618, em Bonsucesso. O anonimato é garantido.