Soraya Batista
A magia da leitura envolveu os moradores do Morro da Mineira, no Complexo do São Carlos, na manhã de sábado (25/7). A NBS Rio+Rio inaugurou no local uma sala de leitura aberta para todos da comunidade. A biblioteca presta uma homenagem à escritora Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) que esteve no local para prestigiar a inauguração do novo espaço. A instalação fica dentro do prédio da Associação de Moradores e faz parte do projeto “Vamos Todos Ler”, uma parceria do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento com o Ministério da Cultura.
O local foi todo reformado para receber o acervo de mil livros para crianças, jovens e adultos que ficará à disposição da comunidade para empréstimos ou leitura na própria sala. Todos os títulos são do Grupo Editorial Record, parceiro do projeto, e abrangem diversas áreas de interesse, como Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Literatura Infantojuvenil, Ciências Sociais, História, Desenvolvimento Pessoal, Artes, Filosofia e Esporte.
"O importante é nós darmos um instrumental para as crianças. Isso aqui é um lugar adequado, aqui vai fazer florescer as consciências, vai fazer ver que há um mundo além do mundo delas. Sem leitura a sua cabeça é pétrea. Tem muito mas não tem nada, porque não dá para desenvolver. Tem a ação inicial, mas não vai ter o entendimento da vida. A leitura abre portas e desenvolve a sua percepção do mundo e até torna você mais sedutor. Você seduz com a inteligência", ressalta a imortal.
O Instituto Oldemburg fez uma formação de “agentes de leitura”, moradores da comunidade que participaram de workshops e foram responsáveis pela organização do acervo. Depois eles continuarão participando ativamente do dia a dia da biblioteca. Essa é a segunda biblioteca comunitária montada pela parceria NBS Rio+Rio e o Instituto. A primeira foi instalada, em 2014, na sede do rio+rio na comunidade do Santa Marta, e tem Antônio Torres como autor homenageado.
O inauguração contou com a presença de moradores, líderes comunitários, além de representantes do Instituto Oldemburg e do Rio+Social.
Para conferir a galeria de fotos (em alta resolução) clique aqui.