Alfredo Mergulhão
Uma turma de 20 moradores da Rocinha começou nesta semana um curso de culinária sustentável. O grupo vai aprender sobre alimentação saudável, noções e técnicas básicas da culinária profissional, preparos de lanches, salgados, pratos rápidos e doces com os ecochefs do Instituto Maniva. O Programa Cozinhar Brasil vai até 20 de novembro, na Biblioteca Parque da Rocinha.
A aula inaugural do curso teve palestra da ecochef Teresa Corção, com o tema "A descoberta da mandioca". Na ocasião, foi realizada uma oficina de produção de tapiocas seguida de degustação. A escolha do vegetal para a abertura dos trabalhos não foi aleatória. A mandioca, também chamada de aipim e macacheira, é tipicamente brasileira, barata e de fácil acesso.
Coordenadora do curso, a ecochef Bianca Lopes explica que o objetivo do Instituto Maniva é "unir as pontas" da cadeia produtiva da agricultura familiar. De um lado o pequeno produtor e do outro os consumidores, como os moradores da Rocinha. "Estamos mostrando para a comunidade uma nova forma de relacionar com o alimento e os benefícios dos produtos orgânicos", disse.
Existem cinco feiras de produtos orgânicos nas proximidades da Rocinha, o que facilita o acesso e a aplicação dos conhecimentos aprendidos no curso. "Os alunos poderão usar esses alimentos em casa e como uma forma de empreendimento", afirmou Bianca Lopes. As aulas são dadas pelo time de ecochefs do Instituto Maniva e por consultores e chefes de cozinha de restaurantes renomados.
O curso foi concebido para privilegiar o aspecto cultural da culinária. Oferecidas dentro de uma biblioteca, as aulas envolvem leituras de textos, palestras e oficinas. A programação de atividades se encerra no Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.