A vida e a obra do comunicador Abelardo Barbosa, que divertiu brasileiros nas décadas de 70 e 80, encantou e emocionou os moradores da comunidade do São Carlos, na Zona Norte do Rio. No dia 19 de fevereiro, alunos do projeto de futebol, ministrado por policiais da UPP, foram ao Teatro João Caetano, no Centro, para assistir ao espetáculo "Chacrinha, o Musical", versão para os palcos da biografia de um dos maiores ícones da televisão brasileira.
O relações públicas da UPP São Carlos, soldado Hélio Junior, conta que a unidade já faz parte do programa "Formação de Plateias" – ação da Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro) que oferece ingressos para atividades culturais a uma série de instituições e já disponibilizou, em ocasiões anteriores, ingressos de espetáculos para policiais e familiares de diversas UPPs. Dessa vez os contemplados foram os moradores da comunidade.
"Convidei os alunos do projeto de futebol e eles toparam na hora. Também vieram algumas pessoas da comunidade que não fazem parte do projeto, mas que sempre estão com a gente e queriam ver o espetáculo. Muitos deles nunca tinham ido ao teatro. Foi muito bom, todo mundo gostou do musical", contou o SD. Hélio
No palco, a trajetória de Abelardo Barbosa é contada desde sua infância, em Pernambuco, até o auge de sua carreira, no programa de auditório "Cassino do Chacrinha", da TV Globo. Com texto de Pedro Bial e Rodrigo Nogueira e direção de Andrucha Waddington, a superprodução é protagonizada por Stepan Nercessian e Leo Bahia, que vivem o apresentador em fases distintas.
A trilha sonora conta com 60 canções da música nacional da época, como "O meu sangue ferve por você" (Sidnei Magal), "O amor e o poder" (eternizada por Rosana), "Tente outra vez" (Raul Seixas), "Televisão" (Titãs) e "Fogo e Paixão" (Wando). Além dos dois atores no papel principal, o elenco conta ainda com 22 atores-cantores-bailarinos, que interpretam familiares de Chacrinha e personalidades como Boni e Elke Maravilha. Os bordões "Teresinha", "Quem não comunica, se trumbica", trouxeram boas memórias para muitas pessoas que foram assistir ao musical.
Confira a galeria de fotos (em alta resolução) aqui:
https://www.flickr.com/photos/portalupp/sets/72157650523397550/