Presente em 19 comunidades, o projeto possui 3,8 mil crianças, jovens e adultos cadastrados que realizam aulas de judô, jiu-jítsu, caratê, muay thai, kickboxing, taekwondo e capoeira ministrados por policias graduados em artes marciais desde 2010.
Conquistas dentro e fora do tatame
Criado com a intenção de socializar jovens moradores de comunidades recém-pacificadas, o projeto social Geração UPP acabou se tornando uma plataforma de descoberta de talentos das artes marciais. Além das centenas de conquistas nos mais diversos estados do território nacional, o time também conquistou um título internacional no maior campeonato de jiu-jitsu do mundo, o da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), na Califórnia, EUA.
O responsável pelo feito foi o jovem faixa-azul de 17 anos Gabriel Monteiro, que, antes de ingressar no projeto, aos 11 anos de idade, era visto com preocupação entre os moradores do Morro da Providência. A Legião da Boa Vontade (LBV) e a Super Rádio Brasil articularam junto a Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro o apoio logístico, inscrição no campeonato e doação dos quimonos que serão utilizados pelos atletas da equipe que disputará o campeonato esse ano.
Resultado campeonato Brasileiro
Desde o início da participação na competição, 139 competidores da equipe Geração UPP trouxeram 95 medalhas, sendo 30 de ouro, 32 de prata e 33 de bronze.