Imprensa RJ
Completando dois anos de atuação na concessão de microcrédito para empresários, a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) chegou ao contrato de número 5 mil. O beneficiado é um restaurante japonês localizado no Complexo da Maré.
O negócio, que tem previsão de inauguração em 30 dias, recebeu ajuda do Fundo UPP Empreendedor, que já concedeu R$ 21,8 milhões em financiamentos para empreendimentos em 39 regiões pacificadas ou em processo de pacificação. O projeto também vem comprovando sua eficácia através de outro índice: a baixa taxa de inadimplência, que está em torno de 1,33%.
Empreendedor há oito anos, Rodrigo Orlleti Boner, de 33 anos, percebeu a demanda por comida oriental na comunidade onde nasceu. O jovem empresário solicitou um financiamento de R$ 15 mil à AgeRio para comprar mobiliário, decoração e maquinário. A previsão é de que o novo negócio empregue cinco funcionários.
"Com o processo de pacificação, acredito que as pessoas vão sair mais, principalmente à noite, e isso vai me ajudar a conquistar a clientela", afirmou Rodrigo.
Estímulo ao desenvolvimento
De acordo com o presidente da agência, Domingos Vargas, a concessão de microcrédito a empresários de regiões pacificadas ou em processo de pacificação faz parte da estratégia do Estado.
"Isto forma um círculo virtuoso no fluxo financeiro, ajudando a criar uma cidade única, sem divisões", disse Domingos.
O setor que mais requisitou microcrédito à AgeRio, nos últimos dois anos, foi o de Bares e Restaurantes, representando 21,30% do total, seguido do de Vestuário, com 20,80%.