No que depender do entusiasmo do público, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão um sucesso. Por meio do Comitê Organizador Rio 2016, o Complexo Esportivo da Rocinha, administrado pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), recebeu a quinta edição do Festival Transforma. Cerca de 20 modalidades olímpicas e paralímpicas foram apresentadas a crianças e jovens moradores da comunidade, onde puderam conhecer mais sobre as regras dos esportes: Atletismo, Badminton, Futebol de 5, Ginástica Artística, Goalball, Golfe, Hóquei sobre Grama, entre outros. Para o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, são iniciativas como essa que auxiliam a expandir o movimento olímpico para o Estado.
“O dia de hoje resume o nosso objetivo, que é levar os Jogos de 2016 para todo o Rio de Janeiro. Nós, da Secretaria, trabalhamos com esse espírito de mostrar que o esporte transforma a vida do ser humano. Um exemplo disso é o Complexo da Rocinha, que já é um celeiro de grandes talentos da comunidade. Portanto, ser sede de mais uma edição do festival é motivo de orgulho para nós”, comemorou o secretário ao realizar o circuito entre modalidades.
“É legal, mas é meio difícil. Nunca joguei esse tipo de futebol, é bem diferente mesmo”, concluiu Vinícius. Já Ana Maria Nascimento, de 11, arriscou os primeiros passos no Tiro com Arco.
“Tem que ter uma boa mira para acertar no alvo para marcar mais pontos. Acho que os Jogos Olímpicos no Rio serão bem legais, pois terão muitos esportes e atletas de vários lugares. Vou torcer por bons resultados do Brasil, principalmente no vôlei e na natação, que são os que eu mais gosto”, revelou Ana Maria.
Vanderson Berbat, gerente de educação do Comitê Rio 2016, lembrou a importância de aproximar a população do maior evento esportivo mundial. A menos de um ano da realização dos Jogos, o Comitê, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, oferece gratuitamente o circuito de experimentação esportiva.
Visitantes
Nesta edição, o Transforma recebeu alunos da rede pública de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Setenta e cinco jovens também puderam aprender um pouco mais sobre as modalidades olímpicas e paralímpicas. Foi o caso dos amigos Davi, de 17 anos, e Emanuel, de 16. Os dois só conheciam a esgrima na televisão e, após uma breve explicação sobre as regras da modalidade, se aventuraram na prática.
“Achei bem interessante. São muitos os detalhes técnicos, mas acho que, com um pouco mais de treinamento, acho que até consigo vencer”, disse Emanuel, que é fã de Lutas, enquanto Davi já curte mais as provas de velocidade no atletismo.
A esgrima também conquistou João Pedro Sousa, de 13 anos. Cadeirante, o adolescente demonstrou intimidade com o equipamento usado no esporte.
“Não achei difícil, não. Com a espada ficou fácil, né? Curti bastante, brincou João, que ainda tirou fotos ao lado dos mascotes Tom e Vinicius.
A próxima edição do Transforma será no dia 19 de setembro e será a vez de Niterói receber os amantes do esporte, no Complexo Caio Martins. Ainda no próximo mês, no dia 7, haverá uma edição especial para comemorar a contagem de um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, na Lagoa Rodrigo de Freitas.