Fotos: Rogério Santana
A Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, que funciona na Rocinha, na Zona Sul, completa um ano de funcionamento. Atualmente, são cerca de 200 alunos matriculados que têm aulas de segunda a sexta-feira, em dois turnos – das 8h às 10h e das 14h às 17h, na quadra pública de saibro, localizada no alto da comunidade. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o tenista nascido e criado na comunidade de São Conrado.
"Acreditamos que crianças e jovens precisam ter exemplos para seguir. Conheço a história do Fabiano de Paula, um jovem talento da Rocinha que está mostrando que é possível vencer por meio do esporte", afirmou o secretário de Esporte, Marco Antônio Cabral.
Com 27 anos, Fabiano de Paula deve competir no Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, que será realizado este mês, no Jockey Club Brasileiro.
"Ver a quadra cheia é algo que me deixa muito feliz e, principalmente, por saber que crianças e jovens estão praticando um esporte e não estão com o tempo ocioso", disse o tenista.
Aluno desde que a escolinha foi inaugurada, em 2015, Luiz Carlos do Nascimento Medeiros, de 16 anos, é um exemplo do projeto.
"Ninguém imagina que o tênis é um esporte que pode ser praticado em uma comunidade. Para mim, o esporte é vida", ressaltou o jovem, que está no Instituto Tennis Routte, no Recreio, na Zona Oeste do Rio.
Segundo o professor Vitor Hugo Silva, o projeto tem lista de espera.
"As crianças e jovens gostam mesmo do esporte. Além disso, os pais fazem parte do trabalho de inserção social", afirmou Vitor.