Fotos: Marcelo Horn
A equipe sub-12 da Rocinha, formada por alunos da Escolinha Léo Moura, se prepara para disputar, pela primeira vez, o Go Cup 2016, um mundial de futebol de 7 voltado para crianças entre 7 a 12 anos. Composto por 15 jogadores e cinco professores, o grupo embarca nesta sexta-feira (18/3) rumo à cidade de Aparecida de Goiânia, sede do torneio.
Localizado no Complexo Esportivo da Rocinha, instalação esportiva administrada pela Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), este é um dos seis núcleos da capital do projeto da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com o jogador do Flamengo.
Segundo o técnico Francisco Borges, os treinamentos foram intensificados no início deste mês.
"Nossa meta é ficar entre os 16 melhores times dos 48 que estão na nossa categoria. Acredito muito no grupo, pois treinamos bastante e os alunos estão motivados", afirmou o técnico.
Esta é a terceira edição do Go Cup que, em 2016, reúne 163 times, sendo 151 brasileiros e 12 do exterior. Dividida em seis categorias, de 7 a 12 anos, a competição de futebol de 7 (estilo society – seis jogadores na linha e um no gol) vai reunir cerca de 2,2 mil atletas.
Na posição de meio de campo, João Arthur de Barcellos, de 11 anos, joga futebol desde os seis anos.
"O treinador disse que precisamos prestar bastante atenção e chegar para ganhar", afirmou João.
Lateral do time, Patrick da Silva Duarte está confiante no título.
"Se Deus quiser, vamos ser campeões", explicou Patrick.
A jogadora Naely Macedo Araújo, de 12 anos, é a única menina do grupo.
"Aqui, o preconceito não tem vez, não. Até fiz vôlei, mas gosto mesmo é de futebol", disse a atleta.
O torneio Go Cup será de 19 a 26 deste mês, em Aparecida de Goiânia, no Centro-Oeste.