O time da de futebol da Rocinha, comunidade pacificada em 2012, venceu a equipe do Vasco da Gama por 5 x 2 e garantiu a taça da Liga Carioca de Futebol 7. Os meninos são alunos da Escolinha de Futebol do Léo Moura, projeto apoiado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
As duas equipes já haviam se enfrentado antes, com vitória da Rocinha, e, dessa vez, não foi diferente. O calor intenso, no Espaço Laduma, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, e o adversário forte não intimidaram os jogadores da categoria sub-15 da Rocinha, que abriram o placar com poucos minutos de jogo. Com gols de Caio Melo, Gabriel Xepa e Pedro Henrique Silva, destaque do time, a equipe levantou a taça do torneio com direito a gritos de “É campeão!”.
E não tem descanso para os vencedores. A equipe da Rocinha já está treinando para sua próxima competição, em Brasília, no mês de outubro, e, caso sejam campeões, o time segue para o Mundial na Espanha.
Segundo o técnico Francisco Borges, mais conhecido como Cebola, os torneios cumpriram uma função social.
“Treino esses meninos há quatro anos e resolvi levá-los para competições de futebol. Acredito que participar de eventos como esse seja muito importante para a integração social dos jogadores com outras equipes” apontou.
Além do papel social do esporte, Cebola falou da importância de treinar na Escolinha de Futebol do craque Léo Moura.
“O Léo Moura tem um nome muito forte dentro do futebol. É um cara exemplar. Nunca ouvimos o nome dele envolvido em polêmicas e é dessa forma que tentamos passar o exemplo para nossos meninos” completou.
Fã de Ronaldinho Gaúcho e Neymar, o meia Matheus Leandro Gomes, de 15 anos, também viu na escolinha um importante local de aprendizado e contou que já sonha com uma futura convocação para a próxima Copa do Mundo.
“Treino na escolinha há dois anos e já aprendi muito. Temos a base para jogar bola e aprimorar as técnicas. O futebol me ajudou tanto em casa, quanto na escola, porque cobra muita disciplina. Pretendo ser jogador profissional e jogar uma Copa do Mundo. Quem sabe a de 2018?” disse o jovem craque.
Companheiro de equipe de Matheus, o camisa 10 Pedro Henrique Silva, de 14 anos, marcou dois gols na partida e foi o artilheiro do time. Inspirado pelos dribles e jogadas de Kaká, ele comentou a importância do esporte e dedicou a vitória do jogo a duas pessoas especiais.
“O futebol mudou completamente a minha vida e, sem ele, não consigo mais viver. Futebol é o meu sonho e hoje dedico essa nossa vitória aos meus pais, que sempre me apoiaram.” comentou.
A Escolinha do Léo Moura na Rocinha fica localizada no Complexo Esportivo da comunidade, equipamento administrado pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Ao todo, são oito escolinhas do craque rubro-negro espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro com o apoio do Governo do Estado.
Fonte: Ascom da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.