Um grupo de 14 jornalistas de países como Filipinas, Itália, Estados Unidos e França visitou, nesta segunda-feira (01/8) a comunidade do Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul. Cadastrados no Rio Media Center (RMC) para cobrir os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os jornalistas conheceram os projetos desenvolvidos pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região.
– É muito importante a imprensa internacional vir e mostrar a integração que há entre a polícia e a comunidade. Atuamos não só na parte operacional da segurança pública, mas também na área preventiva, no trabalho socioeducativo – explicou a comandante da UPP Santa Marta, tenente Tatiana Lima.
Com quatro mil moradores, o Santa Marta foi a primeira comunidade a passar pela experiência da política de aproximação entre PM e comunidade, idealizada pela Secretaria de Segurança em 2008. O local já foi dominado pelo tráfico de drogas e, hoje, colhe os frutos da pacificação, com a legalização de serviços essenciais como água, luz e TV a cabo, além da formalização do comércio. A região se tornou ainda um dos pontos turísticos mais visitados do Rio.
– Acho que o projeto UPP faz com que os jovens tenham novas metas na vida. A iniciativa inclui ações importantes na área de esporte e lazer – disse o filipino Christopher Perez, repórter da emissora UNTV.
Durante a visita, os correspondentes assistiram à aula de jiu-jítsu, na sede da UPP. Em seguida, conheceram a Laje Michael Jackson, local onde o cantor gravou o clipe They don’t care about us. Hoje, o espaço é atração turística e palco de frequentes eventos. Os jornalistas conheceram ainda Salvador Aruanda, o morador mais antigo da comunidade.
Jovens beneficiados
– Deu para perceber que existe um esforço muito grande de pacificar essas favelas, principalmente orientar os jovens, que é um trabalho de base que precisa ser feito. Estou certo de que este é o caminho para uma convivência positiva – afirmou Élcio Ramalho, jornalista brasileiro que trabalha na redação brasileira da Rádio França Internacional (RTI), com sede em Paris.