O Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ganhou neste sábado (5/12) uma academia popular. Este é o nono espaço inaugurado pelo Governo do Rio, em parceria com o Ministério do Esporte, em uma comunidade com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
"É importante oferecermos, além de segurança, projetos de esporte, lazer, cultura e educação a moradores de comunidades como a Mangueirinha. O objetivo é levar espaços como o da academia popular para mais localidades do estado", afirmou Pezão.
No área de 150 metros quadrados, os moradores do Complexo da Mangueirinha contam com 17 aparelhos para musculação, todos confeccionados em material de aço inoxidável e com estofados feitos com tecidos próprios para o uso ao ar livre. A previsão é de que cerca de 200 moradores da região sejam beneficiados.
"A meta do Governo do Rio é incentivar a cultura e o esporte. Aqui na Mangueirinha, vamos dar oportunidade para que os moradores pratiquem atividades físicas. Em Duque de Caxias, vamos reformar mais dois campos de futebol", antecipou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.
O projeto de academia popular – que faz parte do programa PELC, do governo federal – já funciona em oito comunidades: Rocinha, São Carlos, São João, Mangueira, Alemão, Maré, Batan e Cidade de Deus.
Profissionais à disposição da população
A academia vai funcionar de segunda a sexta-feira, em dois turnos: das 7h às 11h, e das 15h às 19h. Em cada horário, uma equipe formada por dois professores de educação física, dois estagiários para auxiliar na orientação à prática dos exercícios físicos, um técnico administrativo e dois agentes sociais estará a disposição dos alunos.