A manhã desta quarta-feira (26/8) foi marcada pela visita da comissão francesa de natação ao Complexo Esportivo da Rocinha, equipamento administrado pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). As atletas Lisa Pou, de 16 anos, e Aurélie Muller, de 25, tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos no local. Ao lado do Vice-Presidente da Suderj, Oswaldo Odreux, as nadadoras participaram da aula de capoeira junto com os alunos da turma.
"Projetos como esse tornam possível a integração e a troca de experiências. O esporte em geral, serve como uma escola, onde o conhecimento adquirido deve ser levado para toda a vida. É importante acreditar no seu potencial e ter perseverança", ressaltou Aurélie Muller, campeã mundial de Natação em Águas Abertas (10 km).
A jovem nadadora Lisa Pou, que começou com oito anos, afirma que a iniciativa é importante para que as crianças possam descobrir o esporte.
Segundo Oswaldo Odreux, o objetivo da Secretaria é aumentar a oferta de atividades esportivas em todo o Estado. A menos de um ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, esportistas de várias partes do mundo já demonstram interesse em conhecer um pouco mais sobre a cidade.
"Nós consideramos muito importante que outros países conheçam nossos projetos, são iniciativas bem estruturadas, que abrangem uma quantidade grande de crianças e adolescentes. É uma meta da Secretaria aumentar a quantidade de equipamentos no estado do Rio de Janeiro para promover o esporte cada vez mais", afirmou o Vice-Presidente da Suderj.