A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus inaugurou nessa quinta-feira (14/7), no Centro de Referência da Juventude, a sala de artes marciais do projeto Geração UPP. Com a presença de todo policiamento de proximidade da Unidade, o evento contou com a participação do coordenador-geral das UPPs, coronel André Silva de Mendonça, da superintendente de Projetos Especiais da Secretaria estadual de Esporte, Juventude e Lazer, Rita Paes e do Superintendente de Relacionamento Institucional da LBV, Pedro Paulo Torres, além de lideranças e moradores locais.
Direcionando suas palavras às crianças, o coronel André Silva, ressaltou a alegria de chegar à comunidade e encontrar uma sala totalmente equipada e com um expressivo número de atletas. Visivelmente emocionada ao ouvir o histórico do primeiro atleta da comunidade a integrar o projeto de lutas, Leonardo Silva de Oliveira, 21 anos, a professora Rita Paes parabenizou o jovem, que já esteve envolvido com o tráfico de drogas, e hoje é considerado o maior exemplo para os demais atletas.
Na avaliação do comandante da Unidade, major Roberto Valente, o trabalho de proximidade realizado pelos policiais contribui para a consolidação do processo de pacificação na comunidade. Segundo o oficial, a confiança e a credibilidade no trabalho dos militares é fruto de um projeto já estabilizado e com o apoio dos parceiros que compreendem a importância de investir em prevenção enquanto ferramenta de segurança pública.
A UPP Cidade de Deus mantém nove projetos de prevenção atualmente. Ao todo 215 crianças, 244 adolescentes, 108 adultos e 69 idosos são beneficiadas com aulas de futebol, ginástica, ballet, karatê, música, inglês, fisioterapia, além do jiu-jitsu.
O projeto Geração UPP, que atende a quatro mil pessoas, tem o patrocínio da LBV, Super Rádio Brasil, Concessionária Porto Novo e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria de Segurança Pública, Coordenadoria de Polícia Pacificadora – CPP e Prime Esportes.