Alfredo Mergulhão
Campeã na categoria peso galo do UFC, a norte-americana Ronda Rousey participou de uma oficina com jovens judocas moradores da Rocinha. A lutadora passou a tarde desta terça-feira, 16 de setembro, ensinando golpes de judô para a equipe de elite do Instituto Reação, projeto social do medalhista olímpico Flávio Canto que atende cerca de mil crianças e adolescentes em cinco pólos, três deles situados na Rocinha e na Cidade de Deus.
Rousey recebeu cartas, cartazes, bilhetes e abraços emocionados dos pequenos lutadores. E retribuiu o afeto. "Hoje é um dia especial para mim. O Brasil é o único lugar no mundo, fora dos Estados Unidos, onde as pessoas torcem por mim. Sou aplaudida aqui, me sinto acolhida lutando aqui", disse. Como recompensa, Rousey ensinou alguns dos golpes que resultaram em importantes conquistas.
A lutadora fez carreira como judoca, antes de começar a lutar no UFC. Ela foi medalhista de bronze nos Jogos de Pequim, em 2008. O Rio de Janeiro também traz boas recordações para a lutadora, pois levou o ouro no campeonato mundial disputado na cidade, em 2007, e no Pan-Americano realizado no mesmo ano. Os golpes aplicados nas vitórias mais importantes foram repassados aos alunos do Instituto Reação.
A parceira nas demonstrações foi Rafaela Silva, primeira brasileira campeã mundial de judô e atleta do Instituto Reação desde os 8 anos de idade. "Esse projeto foi transformador na minha vida, porque me tirou da rua. Eu fui campeã do mundo e estou treinando com uma medalhista olímpica, sendo referência para os mais jovens", disse a atleta, nascida e criada na Cidade de Deus.
Para a vibração dos jovens atletas que treinam no pólo do Complexo Esportivo da Rocinha, Rousey chegou acompanhada de Rodrigo Minotauro, também lutador do UFC. "Fico feliz de colaborar com um projeto social sério, de onde sai até campeão mundial", afirmou. Canto ressaltou que a colega Rousey levou o judô para o octógono, as arenas do UFC, hoje um dos esportes mais populares do mundo. "Ela é uma das maiores atletas de todos os tempos e veio passar um pouco de experiência para essas crianças e jovens que querem vencer na vida", afirmou.