Pelo segundo ano consecutivo, o Cineteatro Eduardo Coutinho, na Biblioteca Parque de Manguinhos, recebeu a Mostra Varilux de Cinema Francês. Este ano foram exibidos cinco filmes, em dez sessões gratuitas: Um Amor à Altura, La Vanité, Chocolate, O Novato, e Abril e o Mundo Extraordinário, entre os dias 14 e 18 de junho.
Para a diretora da Biblioteca Parque de Manguinhos, Claudia Ricci, levar uma mostra internacional para a Zona Norte é muito importante, pois, apesar da barreira do idioma, o cinema pode ser uma forma de incentivar o interesse em conhecer a língua francesa.
"O Festival Varilux é uma grande oportunidade de conhecer outras culturas, outras formas de ver e de estar no mundo, que vão além do universo cinematográfico americano. A Biblioteca Parque de Manguinhos, mais uma vez, se torna palco de trocas incríveis, que movimentam o universo cultural do Território", afirmou Claudia Ricci.
Inaugurado há quase dois anos, o Cine Manguinhos já recebeu outras mostras como o Festival do Rio e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em 2015, foram três dias de Mostra Varilux de Cinema Francês e o filme Asterix e o Domínio dos Deuses, em 3D, teve o maior público.