Por Sávio Resende
Ao som das saudosas marchinhas carnavalescas e de clássicos sambas-enredo cariocas, a tarde de hoje, 08, foi animada para 50 crianças inscritas nos projetos de prevenção da UPP Providência em parceria com SESI SENAI e o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Dodô da Portela. Em sua 5ª edição, o “Bailinho de Carnaval” foi realizado na sala da Indústria do Conhecimento, localizada na base da UPP local.
Para o comandante da Unidade, capitão Vinicius Apolinário, a ação busca consolidar o processo de pacificação na comunidade por meio do compromisso social que a Polícia Militar tem enquanto agente de proximidade. O oficial acredita que o trabalho de prevenção realizado solidifica e legitima a presença policial na comunidade contribuindo para uma boa relação entre a UPP e os moradores.
De acordo com a orientadora social, Marta Menechini, a decoração, fantasia e máscaras utilizadas no evento foram confeccionadas pelas crianças com material reciclado durante oficinas que buscaram despertar a consciência ambiental e a criatividade dos participantes. Ela destacou, ainda, a participação das senhoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na confecção das máscaras de carnaval.
Os projetos de prevenção da UPP Providência contam com o patrocínio da Concessionária Porto Novo, VLT-Rio e LBV, além do apoio da Super Rádio Brasil, Prime Esportes, Supermercados 2001, Associação de Moradores, Região Administrativa - Portuários e empresários locais.