Por Sávio Resende
Berço do Jiu Jitsu mundial, o Rio de Janeiro foi palco de mais um grande espetáculo da modalidade: o Absolute Championship Berkut. Em sua sétima edição mundial, e pela primeira vez no Brasil, o evento foi realizado, no sábado (09/09), no Anfiteatro do Riocentro, Zona Oeste da cidade, e reuniu dezenas de atletas de alto rendimento profissional.
Prestigiando o evento estiveram presentes 100 crianças e adolescentes das comunidades Adeus Baiana, Cidade de Deus e Batan inscritas no projeto de prevenção Geração UPP. Oferecido em 19 comunidades que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), o projeto é coordenado por policiais militares graduados em artes marciais e conta com o patrocínio da Legião da Boa Vontade (LBV) e Super Rádio Brasil, além do apoio da Prime Esportes e parceiros comunitários.
De acordo com o instrutor da UPP Adeus Baiana, cabo Bruno Lopes, a competição reuniu grandes atletas para disputas sem quimono, dentre eles campeões mundiais e até lutadores do UFC em busca da glória máxima. Para o policial, o evento também serviu para que os atletas do Geração UPP tivessem a oportunidade de observar grandes nomes do esporte em ação e adquirir novos conhecimentos.
Na avaliação da assessora de Projetos de Proximidade das UPPs, major Bianca Neves, o Geração UPP é considerado uma plataforma de descoberta de novos talentos nas artes marciais. Segundo a oficial, o projeto é desenvolvido por policiais e criado com a intenção de socializar moradores de comunidades beneficiando 3,8 mil crianças, adolescentes e adultos.