Alfredo Mergulhão
O fim de semana foi de mão na massa para os moradores do Santa Marta. Um mosaico de 16 metros quadrados que começou a ganhar forma na comunidade teve mais uma fase realizada. Os moradores iniciaram a criação de peças que serão utilizadas na montagem do painel artístico que vai colorir uma parede próxima da estação 5 do plano inclinado, no pico do morro. O trabalho é uma iniciativa do Coletivo Cola Caco, em parceria com a Associação de Moradores da comunidade e a NBS Rio+Rio.

Após a escolha do tema, Cris Piloto fez quatro modelos de casas para servirem de moldes ao mosaico. Quatorze mosaicistas brasileiros participam da ação, tendo criado mosaicos conforme os moldes preparados previamente. Neste sábado, os moradores da comunidade também produziram peças para o painel, na oficina realizada sob orientação de Cris Piloto.
Com a utilização de pastilhas de vidro, azulejos, pisos de cerâmica, cola branca, rejunte branco, cimentcola, tela e espátulas, os moradores criaram suas peças em cima de telas de fibra de vidro. Um novo encontro será marcado para iniciar a colagem das peças na parede próxima à última estação do plano inclinado. Presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mario Hilário ressaltou que a comunidade é conhecida por ser colorida e o mosaico vai dar mais cor para o morro. "Foi tudo feito de comum acordo com os moradores, que estão participando. A associação também colaborou, liberando o espaço do plano inclinado, que é de nossa responsabilidade", diz.
Este é o segundo mosaico criado em comunidade, por iniciativa do Coletivo Cola Caco. O primeiro ocorreu entre outubro de 2013 e abril deste ano, no Morro Pau da Bandeira, em Vila Isabel. Assim como nesta segunda edição, foram oferecidas aulas de moisaico com reuso de material para os jovens de comunidade. No Santa Marta, o trabalho homenageará os mosaicistas Marcelo de Melo e Paulo Máttar. O coletivo não tem patrocínio e conta apenas com doações e apoios.