Flávia Tenente
Alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Julia Lopes Almeida, localizada na jurisdição da UPP Escondidinho/Prazeres, em Santa Teresa, participaram de uma sessão especial de cinema no início da tarde desta sexta-feira, dia 21 março, em comemoração aos três anos de implantação da Unidade de Polícia Pacificadora no local.
Acompanhadas por policiais do setor de relações públicas da UPP, cerca de 20 crianças foram ao Cine Santa Teresa, onde assistiram ao filme “Rodência e o Dente da Princesa”, que conta a história do ratinho Edam.
A animação se passa em Rodência, um reino mágico, situado no meio de um bosque. Neste local o pequeno Edam sonha em se tornar o maior mago do mundo. Para isso, ele decide partir em uma longa aventura, acompanhado pela ratinha Brie, até obter um poder lendário. Seu maior obstáculo é o vilão Rotex, o rei dos Ratos, que planeja destruir Rodência.
“É uma história leve e divertida, que de uma forma lúdica aborda temas como a confiança em seus potenciais, o bullying e muitos outros aspectos comuns no dia a dia de qualquer criança. Nós sempre fazemos ações culturais com eles, e ficamos muito felizes em ver o quanto aprendem e se empolgam”, destacou a coordenadora do passeio, Soldado Juliana Garcia.
O pequeno Bruno Silva de Oliveira, de 10 anos, não conseguia esconder a sua alegria e disse que gostou muito da mensagem passada na telona.
“Me diverti muito. Os ratinhos são engraçados e nos ensinam a acreditar nos nossos sonhos”.
Para muitos integrantes da plateia, que também contou com familiares dos alunos, foi um dia inesquecível, pois pela primeira vez estiveram em uma sessão de cinema. De acordo com a auxiliar de fabricação Roselane Passos Fortuna — que tem 35 anos e é mãe de dois alunos da E. M. Julia Lopes —, a oportunidade de vivenciar experiências como esta é muito significativa para toda a comunidade.
“Sempre que posso, acompanho meus filhos nos eventos que a UPP realiza. Muita gente tem vergonha de falar, mas foi com a chegada da polícia aqui que a gente ganhou inclusão social e passou a frequentar lugares nunca visitados antes”, comentou.
Segundo a diretora da instituição de ensino, Rosangela Favorita, iniciativas como essas são muito importantes para contribuir com expansão do envolvimento de crianças e jovens de comunidades com a educação e a cultura.
“A gente tem uma parceria muito boa. Eles (policiais da UPP) não nos trouxeram somente segurança. Com a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora a comunidade ganhou atividades que são de extrema importância para a formação das crianças. Os policiais que trabalham aqui sempre nos proporcionam uma série de atividades culturais, eles abraçaram as causas sociais”, contou Rosangela, que revelou ainda desejar que a atuação da PM seja permanente na região.
Feliz com a mudança de comportamento que percebeu nas crianças desde a instalação da UPP, Rosangela comemorou.
“É uma alegria muito grande ver hoje o quanto os nossos pequenos mudaram. Estão mais tranquilos e tolerantes, por isso considero fundamental que as UPPs continuem. Foi uma mudança que nos trouxe muitas coisas boas”, afirmou.