Educação, inclusão e cultura também são pilares para o processo de pacificação nas comunidades cariocas. Pensando nisso, a PAMESP Escolar da UPP do Morro dos Prazeres levou hoje 50 crianças, da Escola Municipal Julia Lopes, ao cinema.Os menores tiveram a oportunidade de assistirem ao filme "Procurando Dory", da Disney Pixar, que conta a história do peixe azul em busca de sua família e por respostas sobre o seu passado. O aluno Jackson Santana comentou que foi um dos melhores dias de sua vida e que gostou muito de ver os peixes na tela grande.
A aluna Milena Mendes, do Ensino Fundamental 1, disse que se emocionou com a história e que foi muito legal estar no cinema com os coleguinhas da turma. O professor de alfabetização Jonas Sales, destacou que a parceria com os policiais da UPP é de grande valia: "As atividades que eles desenvolvem tem um caráter fundamental na formação das crianças. Isso colabora e muito na ressignificação do papel do policial militar na favela".
A realização dessa atividade só foi possível graças a parceria com uma das diretoras do Espaço Itaú de Cinema, Lili Monteiro, e com a empresa de ônibus São Silvestre.

"Os filmes nos dão possibilidade para trabalhar vários conteúdos, estimulam debates, permitem ampliar a percepção da turma sobre os mais diferentes assuntos e, sem contar que, desse forma, nos aproximamos dos alunos", ressaltou o soldado F. Nunes, da PAMESP Escolar.
"O que estamos fazendo vale cada sorriso, além de contar com a experiência que as crianças levarão para a vida. Desejamos proporcionar lazer, alegria e diversão, bem como a saída deles do âmbito da comunidade para o universo que poucos conheciam", finaliza o soldado Thiago Freitas, relações públicas da UPP.