Texto e fotos: Alfredo Mergulhão
Os moradores dos morros dos Prazeres e Escondidinho participaram de uma ação social voltada à inserção no mercado de trabalho. Durante toda a manhã desta quarta-feira, 14 de maio, houve ofertas de vagas em empresas, inscrição para cursos profissionalizantes e emissão de carteira de trabalho. O evento foi promovido pela UPP Social, do Instituto Pereira Passos (IPP), na Quadra da Madame, em Santa Tereza.
Renata Aparecida de Oliveira, 31 anos, está desempregada há quatro meses. Habitante do Morro dos Prazeres, ela encontrou no mutirão do emprego uma chance de voltar ao mercado de trabalho. E conseguiu marcar uma entrevista com o departamento de recursos humanos de uma empresa de alimentos. “Agora é agarrar essa oportunidade”, disse. Renata também aproveitou para tirar segunda via da carteira de trabalho, na banca da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE).
Gerente de convênios da SMTE, Lícia Castelo Branco ressaltou a efetividade dessas iniciativas, ao levar as vagas de emprego até as comunidades. A secretaria fez matrículas para cursos do Pronatec, nos quais os interessados já saíram com a vaga garantida. O órgão ainda cadastrou currículos e fará o cruzamento com as vagas abertas para encaminhar os perfis que melhor se enquadram nas oportunidades existentes. “Há muita demanda por vagas na construção civil dentro das comunidades”, observou.
Elias Mendes Sobrinho insere-se nesse padrão. Morador do Morro dos Prazeres, ele já trabalhou em obras de edificações e reformas. Aos 46 anos, procurava emprego como servente de pedreiro, mas conseguiu uma oportunidade como pintor de parede, área que também acumula experiência. “Não esperava ser encaminhado tão rápido. Amanhã farei a entrevista e, se tudo der certo, começo a trabalhar na segunda-feira”, disse.
O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) também montou uma banca no mutirão e ofereceu 200 vagas de emprego abertas nas empresas sindicalizadas. Havia oportunidades na área gastronômica dos estabelecimentos, para garçom, cozinheiros, ajudante de cozinha, copeiro, atendente e camareira. “Também oferecemos cursos profissionalizantes de pizzaiolo, salgadeiro, garçom e ajudante de cozinha”, informou Leonardo Sousa, do banco de currículos do SindRio.
O sistema Sesi/Firjan participou com a oferta de cursos de microempreendedor, maquiagem, depilação e inglês. Também foram oferecidas vagas no supletivo do Colégio Sesi. O Sebrae deu orientações sobre formalização de pequenos empreendimentos. A iniciativa contou ainda com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Germinal Domingues, que atua nos bairros Cidade Nova, Estácio, Rio Comprido e Catumbi. O CRAS cadastrou famílias para serem beneficiadas pelos programas sociais do Governo Federal.
Apresentação artística
A Quadra da Madame teve uma manhã movimentada. Além do mutirão do emprego, houve apresentação do espetáculo “A Mágica do Riso – Patrick, O Mágico!”, dentro da programação do 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro. O que se ouvia eram os risos dos estudantes da Escola Mem de Sá e da Creche Municipal Direitos Humanos, que assistiram à apresentação.
As crianças foram levadas ao espetáculo pela Soldado Karla Sousa, relações-públicas da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Escondidinho/Prazeres. “É importante fazer a integração das crianças com as políticas públicas, principalmente em um evento artístico. Elas precisam conhecer essa realidade”, disse.