Soraya Batista
A comunidade da Vila Kennedy recebeu nesta sexta-feira (27/11) a aula inaugural da Orquestra Sinfônica Bela Oeste (OSBO) no Teatro Mário Lago. O evento teve a presença de mais de 150 crianças e adolescentes e contou com apresentações musicais, presença de autoridades e as inscrições para o projeto.
O projeto da OSBO é resultado da parceria da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (OSPMERJ) com a Flizo – Festa Literária da Zona Oeste. A ideia é convocar músicos e instrumentistas da região, afim de que tenham seus dons aprimorados em teoria e prática musical, além de fomentar a Cidadania e transformação social através da música.
Nesse primeiro encontro, a OSPMERJ e o Quinteto da Orquestra de Barra Mansa fizeram uma apresentação para os alunos para que eles tivessem uma noção de como cada instrumento funciona, além de verem de perto a dinâmica de uma orquestra.
O secretário de segurança do estado, José Mariano Beltrame esteve presente para prestigiar o início do projeto. Ele parabenizou os envolvidos na organização da nova orquestra e falou aos alunos sobre a importância de iniciativas como essa.

O comandante da UPP Vila Kennedy, capitão Leo Ludolff, afirmou que a Orquestra é um projeto pioneiro que deverá dar muitos frutos. Ele destacou a animação dos alunos e o número alto de inscrições já no primeiro dia, o que demonstra a aceitação dos moradores a essa iniciativa.
“Isso vai melhorar cada vez mais a imagem da corporação na comunidade e vai consolidar o processo de pacificação. Esse projeto vai dar oportunidade para esses jovens que nunca tiveram acesso a esse tipo de arte e vai melhorar a vida deles, que é o nosso objetivo.”
Etapas
O projeto será coordenado pelo Maestro Carlos Pimenta e pelo produtor cultural Binho Cultura e os músicos da OSPMERJ serão responsáveis pelas aulas e ensaios. A orquestra será criada para tornar-se uma referência musical que apresentará os talentos da região que tem a maior oferta de artistas e músicos, porém, contraditoriamente é a que menos recebe investimento neste setor.
Na próxima aula, que acontecerá no dia 4 de dezembro serão realizadas audições, onde os inscritos apresentarão o que conhecem sobre música e os instrumentos que tocam. Nesta etapa, o Coordenador Músico avaliará o nível dos participantes, definindo sua participação. Só depois é que serão iniciadas as aulas de teoria musical, onde todos serão nivelados de acordo com o método padrão do projeto. O repertório será escolhido e serão feitos ensaios visando o lançamento oficial da Orquestra Sinfônica da Zona Oeste, a OSBO.
Para conferir a galeria de fotos clique aqui.